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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeitão, Vanda Magalhães-
dc.contributor.authorCosta, Márcia Cunha Silva-
dc.date.accessioned2014-02-27T14:06:55Z-
dc.date.available2014-02-27T14:06:55Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCOSTA, Márcia Cunha Silva. Educação inclusiva e prática docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora? 2013. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7520-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação dos Surdospt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores de Educação Básicapt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectInteração Professor-Alunopt_BR
dc.titleEducação inclusiva e prática docente: tenho um aluno surdo em minha sala. E agora?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo tem por objetivo geral investigar as práticas docentes utilizadas para favorecer as interações linguísticas do aluno surdo inserido em uma sala de aula regular, em Fortaleza, ou seja, compreender como esses professores (as) ultrapassam as barreiras que a falta de uma língua compartilhada pode trazer ao desenvolvimento do seu trabalho docente. Seus objetivos específicos são: traçar o perfil do docente (formação, saberes); caracterizar o discente, sua trajetória escolar e suas experiências linguísticas everificar quais as ações, estratégias e práticas do professor que favorecem as interações linguísticas na sala de aula. Para o aporte teórico, foram utilizados os seguintes autores em seus respectivos assuntos – Leitão (2003), Sacks (2007) e Skliar (2010) – sobre surdez e suas implicações; Bakhtin (1997) Vygotsky (1993,1994), no que concerne ao desenvolvimento da linguagem e sua importância para a formação de conceitos; Beyer (2010), Eizirik (2006), Oliveira (2009) e Souza (2008), trazendo algumas contribuições acerca de práticas inclusivas; e Perrenoud (2000), Tardif (2007) e Zabala (2008), no que tange às contribuições e informações sobre o fazer docente em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pois consideramos fenômenos e suas interações com o meio. (GATTI e ANDRÉ, 2010). Adotou-se o estudo de caso, pelo fato de nos propiciar uma visão mais detalhada da realidade e dos acontecimentos da vida real (YIN, 2005). Para a coleta de dados, foi utilizada a observação direta, em uma sala de aula da quarta série do Ensino Fundamental I. Segundo Severino (2007), a observação trata-se de um procedimento que confere um acesso aos fatos cotidianos. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: diário de campo, entrevistas semiestruturadas, filmagens e fotografias, tendo como objetivo principal o registro de todos os fatos e movimentos que ocorrem em uma sala de aula. Os resultados do estudo apontam para a identificação de fatores que dificultam as interações na sala de aula, tais como o desconhecimento do professor acerca da condição de surdez do aluno, o que pode interferir na adoção de práticas pedagógicas apropriadas ao desenvolvimento linguístico deste aluno.pt_BR
dc.title.enInclusion Education and Teaching practice. I have a deaf student in my class. And nowpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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