Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Antônio Carlos-
dc.contributor.authorCamêlo, Andressa Maria Tavares-
dc.date.accessioned2023-12-07T19:25:04Z-
dc.date.available2023-12-07T19:25:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCAMELO, Andressa Maria Tavares. Histórias em quadrinhos como recurso didático para aulas de ciências do 9º ano do ensino fundamental. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências de Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75205-
dc.description.abstractThis paper proposes the use of comic books in the teaching of Science, with focus on the “Matter and energy” thematic unit. Research was performed in a 9th grade class at the José Batista de Oliveira School of Children's Education and Fundamental Teaching, located at the city of Pacatuba/CE. The comic book was elaborated and produced with the graphic design tool Canva and the subject approached in the book was “Ideas about matter and Atomic Models.” The research had the goal of analyzing the potentiality of this didactic resource in the teaching of Science, and to reach this goal, a quali-quantitative method was employed, in which it was taken into account the analysis of phenomena and of the research participants, as well as the treatment of the acquired data. A survey was applied before and after the use of the didactic resource. The survey took into account socioeconomic matters, educational matters, knowledge about the subject approached in the comic book, and the acceptance of the comic book as a didactic resource. The data were analyzed based on Discourse Analysis and the results obtained have shown that comic books can be used as a potentializing instrument in the teaching of Science. A tutorial for the crafting of comic books with the Canva platform was created as an educational project, so that it can be available for teachers who wish to create their own comic books.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos como recurso didático para aulas de ciências do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrabalhar os conteúdos de Ciências na escola é ensinar aos estudantes a interpretar os fenômenos que são observados no cotidiano, e assim, aprimorar os saberes e conhecimentos científicos. Nos anos finais do ensino fundamental é que os estudantes terão um contato mais direto com a descrição de conceitos científicos, e isso precisa ocorrer de uma forma que seja interessante para eles. Então, ao expandir a utilização dos recursos metodológicos para além da utilização apenas do livro didático, o processo de aprendizagem dos estudantes será favorecido. Este trabalho apresenta como proposta fazer a utilização de histórias em quadrinhos (HQ) no ensino de Ciências, tendo como foco a unidade temática “Matéria e energia.” A pesquisa foi realizada em uma turma de 9o ano do ensino fundamental II da EEIEF José Batista de Oliveira, localizada no município de Pacatuba/CE. A história em quadrinho foi criada através da utilização da plataforma de design gráfico Canva e o conteúdo abordado na HQ foi “Ideias sobre a matéria e Modelos Atômicos.” O trabalho teve como objetivo analisar a potencialidade desse recurso didático no ensino de Ciências, e para alcançar este objetivo, a metodologia empregada foi quali-quantitativa, no qual levou-se em consideração a análise de fenômenos e dos participantes da pesquisa, como também, o tratamento dos dados obtidos. Aplicou-se um questionário antes e após a utilização do recurso didático. No questionário, considerou-se questões socioeconômicas, educacionais, conhecimento sobre o conteúdo tratado na história em quadrinho e a aceitação da HQ como recurso didático. As respostas dos sujeitos foram analisadas com base na Análise do Discurso e os resultados obtidos mostraram que as HQs podem ser utilizadas como instrumento potencializador no ensino de Ciências. Então, foi possível concluir que os objetivos da pesquisa foram alcançados, uma vez que a HQ contribuiu positivamente no processo de aprendizagem dos estudantes, principalmente na contextualização de conceitos científicos, aumentando assim, o interesse deles pela disciplina. Como produto educacional, realizou-se a produção de um tutorial para elaboração de HQ utilizando a plataforma Canva, de forma que esta fique disponível para professores que desejem criar suas próprias HQs.pt_BR
dc.title.enComics as a teaching resource for 9th grade science classespt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.ptbrÁtomos - Modelospt_BR
dc.subject.ptbrHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.enTeaching sciencept_BR
dc.subject.enAtoms - Modelspt_BR
dc.subject.enComic books, strips, etc.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.ptbrAcompanha produto educacional: "Histórias em quadrinhos como recurso didático para aulas de ciências do 9º ano do ensino fundamental".pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2894758742958527pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3218-2940pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9050616048569140pt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_amtcamelo.pdfDissertação1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2023_pe_amtcamelo.pdfProduto Educacional1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.