Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorBrito, Francisco Cardoso de-
dc.date.accessioned2023-11-29T12:02:52Z-
dc.date.available2023-11-29T12:02:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBRITO, Francisco Cardoso de. Pedagogia organizacional: treinamento e desenvolvimento de pintura de edificações. 2015. 53 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75109-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePedagogia organizacional: treinamento e desenvolvimento de pintura de edificaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA principal característica apontada sobre alguém graduado em pedagogia é a de que este é professor da educação básica, muitas vezes, chamado de Tio (a). Fato que se explica pelo motivo de que no senso comum é somente isso que faz um pedagogo. Compreende - se que quando algo faz parte do censo comum, torna-se difícil mudar esta ideia. Felizmente têm surgidos, embora ainda timidamente, algumas produções/estudos acadêmicos baseados nas mais diferentes pesquisas, que certamente servirão de impulso para consolidar o pedagogo como um profissional capacitado a atuar nos mais diferentes espaços, como nas organizações por exemplo. Embora a realidade atual se configure como a era da tecnologia, as empresas começam a entender que as pessoas são partes indispensáveis para a existência e sobrevivência da empresa, logo, estas pessoas necessitam de constante atualização dos conhecimentos, portanto, se torna indispensável a participação do pedagogo organizacional para que estas empresas obtenham sucesso comercial. O trabalho aqui apresentado iniciou-se a partir do questionamento de seu autor, profissional atuante no setor de pinturas de edificações, que ao perceber a ausência de ações pedagógicas neste setor se questionou: - como utilizar no seu setor trabalho, os conhecimentos adquiridos na graduação em pedagogia? Fez-se uma pesquisa bibliográfica, observando as correntes pedagógicas que dão suporte à pedagogia organizacional, além de livros, manuais técnicos, revistas e outras publicações que tratam do tema pintura de edificações e levando em conta a vivência prática do autor, para que assim chegasse-se ao objetivo de além de disseminar os saberes a respeito do tema pedagogia organizacional, elaborar um curso que venha a oferecer uma completa qualificação profissional, somando técnica e prática por meio de Treinamento e Desenvolvimento para o setor de pintura de edificações. Com base na pesquisa que embasa este trabalho conclui-se que se faz necessário a oferta de ações em nível pedagógico neste que se configura como um importante setor para a economia do país, porém, carente de ações que visem o aperfeiçoamento profissional de seus membros.pt_BR
dc.subject.ptbrPedagogia organizacionalpt_BR
dc.subject.ptbrTreinamento e desenvolvimentopt_BR
dc.subject.ptbrSetor de pintura de edificaçõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5541-6220pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4480882123614278pt_BR
local.date.available2023-11-28-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_fcbrito.pdf360,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.