Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75106
Tipo: TCC
Título: Educação profissional tecnológica em mecânica: um estudo no nível técnico em instituições de ensino em Fortaleza-CE
Autor(es): Moraes, José Erinaldo Alves de
Orientador: Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave em português: Educação profissional;Formação;Técnicos em Mecânica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2014
Citação: MORAES, José Erinaldo Alves de. Educação profissional tecnológica em mecânica: um estudo no nível técnico em instituições de ensino em Fortaleza-CE. 2014. 71 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: Este trabalho é uma exigência curricular fundamental a graduação em Pedagogia, inserido na área de educação da FACED da Universidade Federal do Ceará. O objeto de estudo que foi desenvolvido, tem como objetivo uma análise na Educação Profissional, precisamente direcionado ao nível técnico com um estudo dirigido na formação de técnicos na área de mecânica, que são profissionais que atuam em diversas indústrias do estado do Ceará. Foi realizado uma pesquisa com alunos do curso técnico em mecânica em duas instituições de ensino de Fortaleza, são escolas formadoras de profissionais de nível técnicos por meio da modalidade de ensino da Educação Profissional, o IFCE e o SENAI. O estudo aborda o histórico de surgimento da Educação profissional do Brasil, a institucionalização do sistema “S” que através da leis orgânicas criam o SENAI, as leis que regulamentaram o modelo de educação, a LDB n° 9394/96 capitulo III nos artigos 39,40,41 e 42 que trata da EP, além de examinar tópicos do parecer n° 16/99 CNE/CEB que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Nível Técnico. Apresentamos a formação de um técnico em mecânica, as possibilidades de atuação dentro de uma indústria, e sua empregabilidade no mercado de trabalho, e verificou se o desenvolvimento de competências dos alunos sujeitos das escolas. A pesquisa mostra o perfil dos alunos desta peculiaridade de ensino, verifica a estrutura das instituição e a satisfação dos alunos com a mesma, mostra o contentamento dos alunos com a coordenação além de avaliar o envolvimento dos professores. O método de trabalho utilizado foi inicialmente uma pesquisa teórica de bibliografias e autores estudiosos do assunto, seguido por uma pesquisa de campo nas instituições IFCE e SENAI. Nas visitas as escolas realizei observações de aulas teóricas, aulas práticas, diálogo com alunos, professores, coordenadores para extrair informações indispensáveis desta atividade. A conclusão das visitas se deu com a aplicação de um questionário junto aos alunos, intencionando a obtenção de dados que apresentamos nos gráficos com análises e conclusão deste relatório final que aqui apresentamos.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75106
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-5541-6220
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4480882123614278
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_jeamoraes.pdf892,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.