Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75084
Tipo: Tese
Título : Avaliação das repercussões das ações do apoio pedagógico nas práticas docentes da educação superior do Uninta no estado do Ceará
Autor : Marques, Rita de Cássia Fortes
Tutor: Andriola, Wagner Bandeira
Palabras clave en portugués brasileño: Avaliação;Prática docente;Apoio pedagógico;Educação Superior
Palabras clave en inglés: Teaching practice;Pedagogical support
Palabras clave en español: Práctica docente;Apoyo pedagógico
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : MARQUES, Rita de Cássia Fortes. Avaliação das repercussões das ações do apoio pedagógico nas práticas docentes da educação superior do Uninta no estado do Ceará. 2023. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A atuação do corpo docente enfrenta uma realidade complexa na Educação Superior, num contexto de trabalho docente para enfrentamento de situações diversas que exigem inovações pedagógicas e valorização de práticas pedagógicas na perspectiva da práxis (ação-reflexão- ação transformada). Com o crescimento dos cursos de graduações em saúde em Instituições de Ensino Superior- IES, aumentaram as demandas por profissionais que atuam na docência universitária e a exigência de maior qualidade no ensino relacionado às questões didático- pedagógicas, principalmente, para a área da saúde, que em sua maioria, possuem docentes com formação em bacharelado. As questões que emergem do coletivo da gestão pedagógica, impõem uma dinâmica preliminar de avaliação do trabalho docente. Esta pesquisa de tese tem por objetivo geral, avaliar a atuação do Núcleo de Gestores Pedagógicos-NUGESPE na ação de apoio dos gestores pedagógicos aos docentes dos cursos de graduação da área da saúde. Partimos do princípio de que a melhor forma de avaliar os impactos gerados na docência a partir da implementação do NUGESPE é estabelecer um estudo metodológico de pesquisa descritiva e explicativa, de cunho quali-quantitativa em educação, a partir do Estudo de Caso, realizada no Centro Universitário INTA -UNINTA. A partir da aplicação das 20 entrevistas semi-estruturadas aos docentes e questionário fechado aos 18 gestores pedagógicos apresenta-se como resultados obtidos: A) É preciso avançar em algumas questões como a melhoria da comunicação e a agilidade nas informações compartilhadas, que os docentes entendem o trabalho do NUGESPE como inovação pedagógica, como estratégia de desenvolvimento profissional no trabalho (profissionalização docente / desenvolvimento da professoralidade; B) Compreendem o trabalho do gestor pedagógico como um fazer humanizado e de grande apoio e escuta qualificada com relevância ao trabalho docente, como iniciativa que representa uma atividade colaborativa positiva para o desenvolvimento profissional e organizacional do Centro Universitário Inta - UNINTA. Sendo assim, foi necessário desenvolver uma plataforma pedagógica virtual do NUGESPE para aperfeiçoamento e agilidade do trabalho pedagógico e apoio aos docentes e fomentar a cultura da formação no trabalho na co-responsabilidade da IES.
Abstract: Teaching staff face a complex reality in Higher Education, in a context of teaching work to deal with diverse situations that require pedagogical innovations and the valorization of pedagogical practices from the perspective of praxis (action-reflection-transformed action). With the growth of undergraduate health courses in Higher Education Institutions (HEIs), there has been an increase in the demand for professionals who work in university teaching and a demand for higher quality teaching related to didactic-pedagogical issues, especially in the health area, which mostly has teachers with a bachelor's degree. The issues that emerge from the pedagogical management collective impose a preliminary dynamic for evaluating teaching work. The general aim of this thesis research is to evaluate the work of the Pedagogical Managers' Center (NUGESPE) in supporting the pedagogical managers of undergraduate health courses. We start from the principle that the best way to assess the impact on teaching of the implementation of NUGESPE is to establish a methodological study of descriptive and explanatory research, of a qualitative and quantitative nature in education, based on a Case Study, carried out at the INTA University Center - UNINTA. The results obtained from the application of 20 semi-structured interviews to teachers and a closed questionnaire to 18 educational managers are as follows: A) There is a need to make progress on some issues, such as improving communication and the speed with which information is shared, that the teachers understand the work of NUGESPE as pedagogical innovation, as a strategy for professional development at work (teacher professionalization / development of teacherliness; B) They understand the work of the pedagogical manager as a humanized approach, with great support and qualified listening that is relevant to the work of the teachers, as an initiative that represents a positive collaborative activity for the professional and organizational development of Centro Universitário Inta - UNINTA. It was therefore necessary to develop a virtual pedagogical platform for NUGESPE in order to improve and speed up pedagogical work and support for teachers, and to foster a culture of on-the-job training in the co-responsibility of the HEI.
Resumen en español: El profesorado se enfrenta a una realidad compleja en la Educación Superior, en un contexto de trabajo docente para hacer frente a diversas situaciones que requieren innovaciones pedagógicas y la valorización de las prácticas pedagógicas desde la perspectiva de la praxis (acción-reflexión-acción transformada). Con el crecimiento de los cursos de pregrado en salud en las Instituciones de Educación Superior (IES), ha aumentado la demanda de profesionales que trabajan en la enseñanza universitaria y la exigencia de una enseñanza de mayor calidad relacionada con cuestiones didáctico-pedagógicas, especialmente en el área de la salud, que en su mayoría cuenta con profesores con licenciatura. Las cuestiones que emergen del colectivo de gestión pedagógica imponen una dinámica previa de evaluación del trabajo docente. El objetivo general de esta investigación de tesis es evaluar el trabajo del Centro de Gestores Pedagógicos (NUGESPE) en el apoyo a los gestores pedagógicos en la enseñanza de los cursos de pregrado en salud. Partimos de la premisa de que la mejor forma de evaluar los impactos en la docencia generados por la implementación del NUGESPE es establecer un estudio metodológico de investigación descriptiva y explicativa, de carácter cualitativo-cuantitativo en educación, basado en un estudio de caso, realizado en el Centro Universitario INTA - UNINTA. A partir de la aplicación de 20 entrevistas semiestructuradas a docentes y un cuestionario cerrado a 18 directivos educativos, los resultados obtenidos son los siguientes: A) Existe la necesidad de avanzar en algunas cuestiones, como la mejora de la comunicación y la velocidad con la que se comparte la información, que los profesores entienden el trabajo de NUGESPE como la innovación pedagógica, como una estrategia para el desarrollo profesional en el trabajo (profesionalización docente / desarrollo de teacherliness; B) Ellos entienden el trabajo del gestor pedagógico como un enfoque humanizado, con una gran cantidad de apoyo y escucha cualificada que es relevante para el trabajo de los profesores, como una iniciativa que representa una actividad de colaboración positiva para el desarrollo profesional y organizativo del Centro Universitário Inta - UNINTA. Por lo tanto, era necesario desarrollar una plataforma pedagógica virtual para NUGESPE con el fin de mejorar y agilizar el trabajo pedagógico y el apoyo a los profesores, y fomentar una cultura de formación basada en el trabajo en la corresponsabilidad de la IES.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75084
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-6459-0992
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_rcfmarques.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.