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Tipo: Dissertação
Título : Trabalhador escreve literatura? Uma história do autodidatismo de Otacílio de Azevedo
Autor : Silva, Wesley Lucas Batista da
Tutor: Silva, Júlio Cezar Bastoni da
Palabras clave en portugués brasileño: Otacílio de Azevedo;Autodidatismo;Trabalho;Escrita operária;Literatura brasileira
Palabras clave en inglés: Self-education;Work;Worker writing;Brazilian literature
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, Wesley Lucas Batista da. Trabalhador escreve literatura? Uma história do autodidatismo de Otacílio de Azevedo. Orientador: Júlio Cezar Bastoni da Silva. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Os estudos que pensam as classes populares como produtoras de discurso literário são recentes e ainda incipientes. Em geral, as pesquisas que tomam esses grupos como objetos de análise se concentram apenas em suas representações. Nas últimas décadas, porém, temos assistido a uma “virada” dos grupos subalternos que, tradicionalmente relegados à margem e afastados das práticas culturais legitimadas, têm reivindicado seu lugar para falar e representar em nome de si mesmo. Fração desses grupos são os trabalhadores populares que, apesar de terem uma produção literária significativa, não têm recebido a devida atenção da Crítica e da Academia no que concerne à sua produção literária. Nessa perspectiva, partindo de uma análise da situação da educação e da imprensa oficial e alternativa em Fortaleza no último quartel do XIX e no primeiro do século XX, nossa pesquisa busca investigar, a partir da leitura atenta de Musa Risonha (1920) e de Fortaleza descalça (1978), do trabalhador-escritor cearense Otacílio de Azevedo, como a questão e a representação do trabalho e do trabalhador aparecem imbricadas na poesia do autor, isto é, como ele elabora as questões do mundo do trabalho na composição de seus versos. Além disso, investigaremos como o caso de Otacílio não é isolado na História, uma vez que há inúmeros exemplos ao longo dos séculos em que vemos trabalhadores lendo e escrevendo. A partir da análise dessas obras, em diálogo com pressupostos teóricos, esta dissertação busca formular uma história do autodidatismo de Otacílio de Azevedo e contribuir com questões para a compreensão das relações entre trabalho e escrita na literatura brasileira, bem como para a discussão sobre a importância da literatura como forma de expressão das vivências dos trabalhadores.
Abstract: The studies that consider the popular classes as producers of literary discourse are recent and still incipient. In general, studies that take these groups as objects of analysis focus only on their representations. In recent decades, however, we have witnessed a “turn” of subaltern groups that, traditionally relegated to the margins and away from legitimized cultural practices, have their place to claim and represent in their own name. Fractions of these groups are popular workers who, despite having a significant literary production, do not receive due attention from the Critics and the Academy with regard to their literary production. From this perspective, starting from an analysis of the situation of education and the official and alternative press in Fortaleza in the last quarter of the 19th and in the first quarter of the 20th century, our research seeks to investigate, from a careful reading of Musa Risonha (1920) and Fortaleza descalça (1978), by the Ceará worker-writer Otacílio de Azevedo, how the issue and representation of work and the worker appear intertwined in the author's poetry, that is, how he elaborates the issues of the world of work in the composition of his verses. In addition, we will investigate how Otacílio's case is not isolated in History, since there are considerable examples throughout the centuries in which we see workers reading and writing. Based on the analysis of these works, in dialogue with theoretical assumptions, this dissertation seeks to formulate a history of Otacílio de Azevedo's self-education and contribute with questions for the understanding of the relationship between work and writing in Brazilian literature, as well as for the discussion about the importance of literature as a form of expression of workers' experiences.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75083
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-7042-4920
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0019170145815659
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-0086-1148
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/4450205068452801
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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