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dc.contributor.advisorNascimento, Marco Antonio Toledo-
dc.contributor.authorCruz, Francisca Antonia Marcilane Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-11-13T18:49:38Z-
dc.date.available2023-11-13T18:49:38Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCRUZ, Francisca Antonia Marcilane Gonçalves. A metacognição aplicada ao ensino coletivo da clarineta. 2023. 342 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74961-
dc.description.abstractThis thesis sought to verify if - and in what way a metacognitive pedagogical experience could affect the musical education of beginning clarinetists in a context of collective teaching and learning. To that end, we propose an experiment developed from a pedagogical intervention. Our main space of operation was the Otacílio Barbosa dos Santos Municipal Music Band, associated to the Paraipaba Municipal Hall, in the countryside of the state of Ceará, with the research subjects being a group of clarinet players who had recently joined this band. The research had a qualitative character and used the pseudo-experimental design as a method of evaluation and analysis. In this sense, we analyzed the relation between the independent variables (incentive to the awareness of learning processes) and dependent variables (metacognitive abilities of clarinet students). Our experimental group was the clarinet class of the Paraipaba band, and the control group, our previous experiences related to the traditional teaching of clarinet and the approaches of the specialized literature on the subject. Our pedagogical proposal had as a differential the offer of metacognitive stimuli for the improvement of students’ cognitive abilities on the clarinet. The proposed teaching methodology was systematized and self-reflexive, centered on physical practice allied to mental practice, because we believe that students who are reflective and aware of their learning process can become more autonomous and active subjects in the construction and reconstruction of their knowledge. During this study we created and used didactic support material, namely: the Metacognitive guide to the initial learning of the clarinet and the Practice diary. We identified the total of T = 267 indications of metacognitive abilities of clarinet students, which were more evident when the clarinet teacher employed some type of stimulus. That fact confirmed the hypothesis that the more stimuli to the awareness of learning processes in clarinet classes, the greater the development of metacognitive skills of students. We hope, through the results obtained with this study, to contribute to the improvement of the practice of music educators, conductors, instrumentalists in general and, primarily, clarinetists at the initial level of learning, assisting them in accessing and using their metacognitive abilities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA metacognição aplicada ao ensino coletivo da clarinetapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese buscou verificar se - e de que forma uma experiência pedagógica metacognitiva poderia repercutir na formação musical de clarinetistas iniciantes em um contexto coletivo de ensino e aprendizagem. Para tanto, propusemos a realização de um experimento desenvolvido a partir de uma intervenção pedagógica. Nosso espaço principal de atuação foi a Banda de Música Municipal Otacílio Barbosa dos Santos, vinculada à Prefeitura de Paraipaba, no interior do estado do Ceará, tendo como sujeitos de pesquisa, participantes de um grupo de clarinetistas ingressantes na referida Banda. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou como método de avaliação e de análise, o design pseudoexperimental. Neste sentido, analisamos as relações entre as variáveis independentes (estímulos à conscientização dos processos de aprendizagem) e dependentes (habilidades metacognitivas dos estudantes de clarineta). O grupo experimental foi a turma de clarineta da Banda de Paraipaba, e o de controle, nossas experiências prévias relacionadas com o ensino tradicional de clarineta e abordagens da literatura especializada sobre o assunto. Nossa proposta pedagógica apresentou como diferencial o oferecimento de estímulos metacognitivos para o aprimoramento das habilidades cognitivas dos estudantes quanto à clarineta. A metodologia de ensino adotada foi sistematizada e de característica autorreflexiva, centrada na prática física aliada à prática mental, pois acreditamos que alunos reflexivos e conscientes de seu processo de aprendizagem podem se tornar sujeitos mais autônomos e ativos na construção e na reconstrução do seu saber. Durante o estudo, elaboramos e utilizamos materiais de apoio didático, a saber: o “Guia metacognitivo para a aprendizagem inicial da clarineta” e o “Diário de prática”. Foi identificado o total de T = 267 indícios de habilidades metacognitivas dos estudantes de clarineta, os quais eram mais evidenciados quando a professora de clarineta recorria a algum tipo de estímulo. Tal fato confirmou a hipótese de que, quanto maior o número de estímulos à conscientização dos processos de aprendizado nas aulas de clarineta, maior o desenvolvimento de habilidades metacognitivas dos estudantes. Esperamos, a partir dos resultados obtidos com a pesquisa em questão, contribuir para o aprimoramento da prática de educadores musicais, maestros, instrumentistas em geral e, principalmente, de clarinetistas em nível inicial de aprendizagem, auxiliando-os no acesso e utilização das suas habilidades metacognitivas.pt_BR
dc.description.abstract-frCette thèse a été réaliser dans le but de vérifier si - et comment une expérience pédagogique métacognitive pouvait avoir des répercussions sur la formation musicale des clarinettistes débutants dans un contexte d'enseignement et d'apprentissage collectif. Pour cela, nous avons proposé la réalisation d'une expérience développée à partir d'une intervention pédagogique. Notre principal lieu de recherche était L’Harmonie Municipal Otacílio Barbosa dos Santos, rattachée à la municipalité de Paraipaba, à l'intérieur de l'état de Ceará, ayant pour sujet de recherche un groupe de clarinettistes qui avait récemment rejoint groupe. La recherche était de nature qualitative et a utilisé la conception pseudo-expérimentale comme méthode d'évaluation et d'analyse. Ainsi, nous avons analysé les relations entre les variables indépendantes (stimulation de la prise de conscience des processus d'apprentissage) et les variables dépendantes (capacités métacognitives des étudiants en clarinette). Le groupe expérimental était la classe de clarinette de l’harmonie de Paraipaba, et le groupe contrôle, nos expériences antérieures liées à l'enseignement traditionnel de la clarinette et les approches de la littérature spécialisée sur le sujet. Notre proposition pédagogique se distingue par le fait qu'elle propose des stimuli métacognitifs pour améliorer les compétences cognitives des élèves de clarinette. La méthodologie d'enseignement proposée était systématisée et autoréflexive, centrée sur la pratique physique combinée à la pratique mentale, car nous croyons que les étudiants réflexifs et conscients de leur processus d'apprentissage peuvent devenir des sujets plus autonomes et actifs dans la construction et la reconstruction de leurs connaissances. Au cours de cette étude, nous avons élaboré et utilisé des supports didactiques, à savoir : le Guide métacognitif pour l'apprentissage initial de la clarinette et le Journal de pratique. Un total de T = 267 signes de compétences métacognitives des étudiants en clarinette ont été identifiés, étant les plus évidents lorsque la professeure de clarinette recourait à certain type de stimulus. Ce fait a confirmé l'hypothèse selon laquelle plus le nombre de stimuli de prise de conscience des processus d'apprentissage dans les cours de clarinette est élevé, plus le développement des compétences métacognitives des élèves est important. Nous espérons que les résultats de cette étude contribueront à améliorer la pratique des professeurs de musique, des chefs d'orchestre, des instrumentistes en général et, principalement, des clarinettistes en début d'apprentissage, en les aidant à accéder et à utiliser leurs capacités métacognitives.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação musicalpt_BR
dc.subject.ptbrMetacogniçãopt_BR
dc.subject.ptbrClarinetapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino coletivo de instrumento musicalpt_BR
dc.subject.enMusic educationpt_BR
dc.subject.enMetacognitionpt_BR
dc.subject.enClarinetpt_BR
dc.subject.enCollective teaching of musical instrumentpt_BR
dc.subject.frÉducation musicalept_BR
dc.subject.frMétacognitionpt_BR
dc.subject.frClarinettept_BR
dc.subject.frEnseignement collectif des instruments de musiquept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6537-5642pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4541865475576715pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5391-0062pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8365583478004188pt_BR
local.date.available2023-11-13-
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