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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74956
Type: | Tese |
Title: | A dinâmica identitária no tratamento das relações amorosas pelo Projeto Tribalista |
Authors: | Rêgo, Carmem Sílvia de Carvalho |
Advisor: | Saraiva, José Américo Bezerra |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Semiótica da canção;Dinâmica identitária;Canção romântica;Posicionamento tribalista |
Keywords in English : | Semiotics of the song;Identity dynamics;Romantic song;Tribalist positioning |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | RÊGO, Carmem Sílvia de Carvalho. A dinâmica identitária no tratamento das relações amorosas pelo Projeto Tribalistas. 2023. 247 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho descreve a dinâmica identitária do sujeito tribalista como um contraprograma da tradição romântica da canção brasileira, a partir da análise semiótica de canções que abordam o tema relações amorosas. Para tanto, consideramos como corpus as canções difundidas nos dois álbuns do projeto Tribalistas (2002 e 2017), de autoria de Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown, que contemplam a temática em foco. Ao todo, selecionamos seis canções para a análise – sendo quatro do álbum de 2002 e duas do álbum de 2017 –, que examinamos em busca de: i) Depreender as operações enunciativas verbais e melódicas privilegiadas e seus efeitos sobre a(s) identidade(s) projetada(s); ii) Verificar se é possível afirmar uma identidade homogênea nas canções que tematizam as relações amorosas no projeto Tribalistas; e iii) Comparar a imagem-fim do(s) sujeito(s) constituído(s) no projeto Tribalistas à do sujeito constituído tradicionalmente na canção romântica brasileira. Valemo-nos das contribuições teórico-metodológicas de Zilberberg (2006 [1988]; 2011 [2006]), Tatit (1994, 1997) e Saraiva (2012; 2011), cujas propostas se entrelaçam de modo muito favorável ao desenvolvimento deste trabalho, uma vez que avançam de modo harmonioso na apropriação da semiótica discursiva, teoria fundada por Greimas (1976 [1966]), ora aspectualizando-a, como o faz Zilberberg na perspectiva tensiva; ora especializando-a – já na perspectiva zilberberguiana –, como o faz Tatit com a semiótica da canção; ora integrando essas abordagens de base na visão ampliada de uma categoria central ao modelo, a exemplo da dinâmica identitária proposta por Saraiva. Reconhecemos a projeção de uma identidade homogênea e particularmente relacionada com o discurso tribalista, mas que mantém afinidades com a tradição romântica. Com efeito, a imagem-fim do sujeito construído pelo projeto Tribalistas é a de um sujeito não-idealizado, independente e igualitário, que se constitui como alternativa, embora de modo não excludente, à imagem-fim do sujeito idealizado, emocionalmente dependente e incompleto da tradição romântica. A partir do programa enunciativo da tradição, o sujeito tribalista instala concessivamente seu próprio programa e assim se constitui no discurso cancional romântico. Por meio de estratégias como as de sobreposição de sequências narrativas, pluri-isotopias ou sobredeterminação, as canções do projeto Tribalistas enunciam a partir dos valores da tradição para fazer emergir valores que não estavam previstos na sequência dominante. |
Abstract: | This work describes the tribalist subject identity dynamics as a counterprogram of the Brazilian song romantic tradition, based on the semiotic analysis of songs that address the theme of romantic relationships. For this objective, we considered as a corpus the songs disseminated in the two albums of the Tribalistas project (2002 and 2017), composed by Arnaldo Antunes, Marisa Monte and Carlinhos Brown, which cover the theme in focus. In total, we selected six songs for analysis – four from the 2002 album and two from the 2017 album –, which we examined in search of: i) Deduct the privileged verbal and melodic enunciative operations and their effects on the projected identity(ies); ii) Check whether it is possible to affirm a homogeneous identity in the songs in the Tribalistas project that focus on romantic relationships; and iii) Compare the image-end of the subject(s) constituted in the Tribalistas project to that of the subject traditionally constituted in Brazilian romantic songs. This work is based on the theoretical-methodological contributions of Zilberberg (2006 [1988]; 2011 [2006]), Tatit (1994, 1997) and Saraiva (2012; 2011), whose proposals are intertwined in a very favorable way to the development of this work, since they advance harmoniously in the appropriation of discursive semiotics, a theory founded by Greimas (1976 [1966]), sometimes aspectualizing it, as Zilberberg does in the tensive perspective; sometimes specializing it – already from a zilberbergian perspective –, as Tatit does with the semiotics of the song; sometimes integrating these approaches of the base into the expanded view of a central category to the model, following the example of the identity dynamics proposed by Saraiva. We recognize a homogeneous identity projection, particularly related to the tribalist discourse, but which maintains affinities with the romantic tradition. In effect, the image-end constructed by the Tribalistas project is that of a non-idealized, independent and egalitarian subject, who constitutes an alternative, although not excluding, to the romantic tradition subject: idealized, emotionally dependent and incomplete. Based on the tradition enunciative program, the tribalist subject concessively installs his own program and thus constitutes himself in the romantic song discourse. Through strategies such as overlapping narrative sequences, pluri-isotopies or overdetermination, the Tribalistas project songs enunciate from the tradition values, to bring out values that were not foreseen in the dominant sequence. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74956 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-8767-4141 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3325720849082520 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-0483-4996 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0737285400435431 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
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