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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74871
Type: | TCC |
Title: | Testing Maze: um jogo educativo para o ensino de testes funcionais |
Title in English: | Testing Maze: an educational game for teaching functional testing |
Authors: | Severo, Jan Sousa de Oliveira |
Advisor: | Dantas, Valéria Lelli Leitão |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Jogo educativo;Testes funcionais;Ensino |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SEVERO, Jan Sousa de Oliveira. Testing Maze: um jogo educativo para o ensino de testes funcionais. 2022. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O teste de software é um processo fundamental para aumentar a confiabilidade de um software. Entretanto, o ensino de teste de software com aulas teóricas tradicionais pode ser desestimulante devido à ausência de dinamicidade e atividades práticas. Para solucionar esse problema, podem ser usadas em sala de aula metodologias que incentivam a participação ativa do aluno. Por isso, a partir dessa perspectiva, abordagens que envolvem jogos educativos são cada vez mais usadas em cursos de graduação para engajar os estudantes e facilitar o aprendizado. Teste funcional é um tipo de teste de software baseado nos requisitos funcionais do sistema, de forma que uma determinada funcionalidade é testada sem haver a necessidade de acessar o código-fonte. Nesse contexto, este trabalho propõe o Testing Maze, um jogo educativo de puzzle para o ensino de conceitos de testes funcionais e especificações de testes contendo uma narrativa fantasiosa. O jogo foi aplicado com 31 alunos de graduação da Universidade Federal do Ceará na disciplina de Verificação, Validação e Testes de Software. O processo de validação do jogo aconteceu em duas etapas ao longo de dois semestres envolvendo 3 turmas diferentes. Em cada etapa uma versão diferente do jogo foi aplicada, na primeira foi aplicado um protótipo com 14 alunos e na segunda etapa uma segunda versão do jogo contendo melhorias foi aplicada com 17 alunos divididos em duas turmas. Ao final de cada atividade, os alunos responderam um questionário online para avaliar o Testing Maze. Ao final da validação, todas as perguntas do questionário obtiveram uma maioria de respostas favoráveis ao jogo. Em relação à segunda versão, 14 alunos consideraram que o Testing Maze ajudou no entendimento do conceito de testes funcionais, representando uma aprovação de 82,3% para essa versão. |
Abstract: | Software testing is a fundamental process for increasing the reliability of a software. However, teaching software testing with traditional theoretical classes can be discouraging due to the lack of dynamism and practical activities. To solve this problem, classroom methodologies that encourage active student participation can be used. Therefore, from this perspective, approaches involving educational games are increasingly used in undergraduate courses to engage students and facilitate learning. Functional testing is a type of software testing based on the functional requirements of the system, so that a particular functionality is tested without the need to access the source code. In this context, this work proposes the Testing Maze, an educational puzzle game for teaching functional testing concepts and test specifications containing a fantastical narrative. The game was applied with 31 undergraduate students from the Federal University of Ceará in the Software Verification, Validation, and Testing discipline. The validation process of the game took place in two stages over two semesters involving 3 different classes. In each stage, a different version of the game was applied, in the first, a prototype was applied with 14 students, and in the second stage, a second version of the game containing improvements was applied with 17 students divided into two classes. At the end of each activity, the students answered an online questionnaire to evaluate the Testing Maze. At the end of the validation, all the questions in the questionnaire received a majority of favorable responses to the game. Regarding the second version, 14 students considered that the Testing Maze helped in understanding the concept of functional testing, representing an approval rate of 82.3% for this version. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74871 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7410479265696594 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0530988215997574 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Artigos |
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