Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74862
Type: TCC
Title: Adaptações de estilo visual no design de personagens crossover: Street Fighter x Turma da Mônica
Title in English: Visual style adaptations in crossover character design: Street Fighter x Monica Gang
Authors: Mota, Hudson Sousa
Advisor: Machado, Liandro Roger Memória
Keywords in Brazilian Portuguese : Design de personagens;Crossover;Turma da Mônica;Street Fighter;Adaptação
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Issue Date: 2023
Citation: MOTA, Hudson Sousa. Adaptações de estilo visual no design de personagens crossover: Street Fighter x Turma da Mônica. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem, por objetivo, relatar um experimento criativo de adaptação de estilo visual no processo de design de personagens em um contexto de crossover (no qual os personagens de um título, franquia ou mídia figuram em outra distinta), abordando as considerações conceituais, decisões criativas e o desenvolvimento visual envolvidos nesse processo. Foram elaboradas releituras de seis personagens de "Street Fighter", aclamado jogo eletrônico desenvolvido pela empresa japonesa Capcom, em um estilo gráfico semelhante ao da "Turma da Mônica", franquia de criação do cartunista brasileiro Mauricio de Sousa. A escolha desses dois títulos se deveu, principalmente, ao aspecto contrastante que se observa em termos de estilo visual quando da comparação observacional entre um e outro, além de à relevância cultural internacional de ambos e à sua presença na história pessoal de vida do Autor, fator identificado como relevante para o fluxo de criação percorrido. Para fins de embasamento do processo criativo, buscou-se realizar um levantamento teórico dos principais conceitos a serem abordados, como design de personagens e suas etapas de construção, os quais serão apresentados nas seções iniciais deste trabalho. As artes de conceito ora apresentadas como resultado final deste experimento devem ser interpretadas enquanto possibilidade e proposta criativo-estética de adaptação que se adequa, pertinentemente, à fase de pré-produção de um projeto crossover aplicável a qualquer das duas mídias, seja na inserção dos personagens de videogame em uma história em quadrinhos, ou vice-versa. Por fim, espera-se que o experimento aqui relatado possa, porventura, vir a inspirar trabalhos futuros que se enquadrem em um contexto similar.
Abstract: The objective of this work is to report a creative experiment of visual style adaptation in the character design process in a crossover context (in which the characters of a title, franchise or media appear in another), approaching conceptual considerations, creative decisions and visual development involved in this process. Reinterpretations of six characters from "Street Fighter", the acclaimed electronic game developed by the Japanese company Capcom, were created in a graphic style similar to that of "Turma da Mônica" (Monica and Friends), a franchise created by the Brazilian cartoonist Mauricio de Sousa. The choice of these two titles was mainly due to the contrasting aspect observed in terms of visual style when observing the comparison between one and the other, in addition to the international cultural relevance of both and their presence in the Author's personal life story, a factor identified as relevant by the author creative flow traversed. In order to base the creative process, an attempt was made to carry out a theoretical survey of the main concepts to be addressed, such as character design and its construction stages, which will be presented in the initial sections of this work. The concept art presented here as the final result of this experience should be interpreted as a possibility and aesthetic-creative proposal for adequate, pertinently, to the pre-production phase of a crossover project applicable to any of the two media, whether in the insertion of video game characters into a comic book, or vice versa. Finally, it is hoped that the experience reported here may, who knows, inspire future work that fits into a similar context.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74862
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7248407498815333
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Relatório Técnico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_hsmota.pdf27,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.