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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A gestão do conhecimento e a capacidade de competição
Autor(es): Santos, André Eduardo Miranda dos
Popadiuk, Silvio
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Competicao economica;Competicao
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: José Carlos Lázaro da Silva Filho
Citação: SANTOS, A. E. M.; POPADIUK, S. A gestão do conhecimento e a capacidade de competição. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 21-32, jan./jun. 2010.
Resumo: Com este artigo objetiva-se identificar se os benefícios das práticas de gestão do conhecimento são associados com capacidade de competição das empresas, segundo a perspectiva dos gestores. A abordagem teórica desenvolvida para atender a esse objetivo concentra-se nos conceitos derivados do modelo da Resource based View – RBV. Nesse modelo, a Gestão do Conhecimento pode ser caracterizada como uma fonte de vantagem competitiva da firma. Foram pesquisadas oito empresas localizadas na cidade de São Paulo, de diferentes portes, de origem brasileira ou multinacional, e que afirmaram adotar práticas de gestão do conhecimento. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não-estruturadas. Os resultados mostram evidências de que nas empresas estudadas os gestores reconhecem uma associação entre as práticas de gestão do conhecimento e a aquisição de uma vantagem competitiva.
Abstract: The objective of this article is to identify if the benefits of knowledge management practices that are associated to the business´ capacity of competition, according to the managers´ view. The theoretical approach developed to reach this goal has focused on concepts derived from the resource based view model (RBV). In the RBV model, knowledge management can be characterized as a source of competitive advantage for the firm. Eight companies located in São Paulo with different sizes who agreed to adopt knowledge management practices were evaluated. Data was collected through non-structured interviews. The results show evidences, based on perception of the managers, that these firms identify an association between the knowledge management practices and the acquisition of competitive advantage.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7481
ISSN: 2178-9258
1678-2089
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