Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7481
Type: Artigo de Periódico
Title: A gestão do conhecimento e a capacidade de competição
Authors: Santos, André Eduardo Miranda dos
Popadiuk, Silvio
Keywords: Gestão do conhecimento;Competicao economica;Competicao
Issue Date: 2010
Publisher: José Carlos Lázaro da Silva Filho
Citation: SANTOS, A. E. M.; POPADIUK, S. A gestão do conhecimento e a capacidade de competição. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 21-32, jan./jun. 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com este artigo objetiva-se identificar se os benefícios das práticas de gestão do conhecimento são associados com capacidade de competição das empresas, segundo a perspectiva dos gestores. A abordagem teórica desenvolvida para atender a esse objetivo concentra-se nos conceitos derivados do modelo da Resource based View – RBV. Nesse modelo, a Gestão do Conhecimento pode ser caracterizada como uma fonte de vantagem competitiva da firma. Foram pesquisadas oito empresas localizadas na cidade de São Paulo, de diferentes portes, de origem brasileira ou multinacional, e que afirmaram adotar práticas de gestão do conhecimento. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não-estruturadas. Os resultados mostram evidências de que nas empresas estudadas os gestores reconhecem uma associação entre as práticas de gestão do conhecimento e a aquisição de uma vantagem competitiva.
Abstract: The objective of this article is to identify if the benefits of knowledge management practices that are associated to the business´ capacity of competition, according to the managers´ view. The theoretical approach developed to reach this goal has focused on concepts derived from the resource based view model (RBV). In the RBV model, knowledge management can be characterized as a source of competitive advantage for the firm. Eight companies located in São Paulo with different sizes who agreed to adopt knowledge management practices were evaluated. Data was collected through non-structured interviews. The results show evidences, based on perception of the managers, that these firms identify an association between the knowledge management practices and the acquisition of competitive advantage.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7481
ISSN: 2178-9258
1678-2089
Appears in Collections:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_aemsantos.pdf251,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.