Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74740
Type: TCC
Title: Protótipo de sistema de recomendação para auxiliar na escolha de disciplinas optativas do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Ceará — Campus Quixadá
Authors: Queiroz, Rodrigo Modesto Câmara
Advisor: Pinheiro, Tânia Saraiva de Melo
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino superior – Currículos;Carreiras - Planejamento;Sistemas de informação;Sistemas de recomendação
Keywords in English : University education - curriculum;Careers - Planning;Information systems;Recommender systems
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Issue Date: 2023
Citation: QUEIROZ, Rodrigo Modesto Câmara. Protótipo de sistema de recomendação para auxiliar na escolha de disciplinas optativas do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Ceará — Campus Quixadá. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Sistemas de Informação, Quixadá, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) possui variadas possibilidades de cursos para formação profissional. A escolha de uma carreira está atrelada a um significado, pois a decisão que o indivíduo toma pode atribuir-se a uma vida inteira ou boa parte dela. Após a escolha do curso, ao longo do processo formativo, o aluno pode começar a vislumbrar e escolher, dentre os campos de atuação de sua área, aquele que melhor contempla seus interesses e habilidades, além de remuneração oferecida pelo mercado de trabalho. A solicitação de matrícula em Disciplinas Optativas está relacionada a este processo de escolha, uma vez que possibilita ao aluno ter contato com área mais específica para agregar à sua formação. Porém, podem existir situações em que os estudantes não consigam escolher adequadamente por não entender a ementa das Disciplinas Optativas, por descrever um assunto que ele ainda não conhece. Este trabalho tem o objetivo de construir um protótipo de sistema de recomendação especialista, que classifique as Disciplinas Optativas por peso de identificação do aluno com perfis do egresso, além da descrição da disciplina. Assim, pretende auxiliar alunos e coordenadores na escolha das Disciplinas Optativas para o curso de Sistemas de informação da Universidade Federal do Ceará — Campus Quixadá. Foram realizadas etapas de classificação de dados obtidos no projeto pedagógico do curso de Sistemas de Informação afim de encontrar a relação de cada Perfil do Egresso com as Disciplinas Optativas, para construir o motor de inferência, necessário para realizar as recomendações. O protótipo de sistema de recomendação educacional proposto fornece recomendações personalizadas de acordo com as preferências de cada usuário. Ele representa uma ferramenta que pode facilitar significativamente o processo de escolha das Disciplinas Optativas.
Abstract: The Information and Communication Technology (ICT) field offers various possibilities for professional training courses. Choosing a career is closely tied to significance, as the decision an individual makes can determine their lifelong path or a significant part of it. After selecting a course, during the formative process, the student can start envisioning and selecting, among the various areas within their field, the one that best aligns with their interests and abilities, as well as the remuneration offered by the job market.The request for enrollment in Elective Courses is related to this decision-making process, as it allows the student to engage with a more specific area to enhance their education. However, there might be situations where students struggle to make appropriate choices because they do not understand the syllabus of the Elective Courses or the subject matter it describes, which they may not be familiar with yet. This work aims to construct a prototype of an expert recommendation system that classifies Elective Courses based on the student's alignment with alumni profiles, in addition to the course description. Therefore, it aims to assist students and coordinators in choosing Elective Courses for the Information Systems program at the Federal University of Ceará - Quixadá Campus. Various steps were taken to classify data obtained from the curriculum of the Information Systems program to identify the relationship between each Alumni Profile and the Elective Courses, in order to build the inference engine necessary for making recommendations. The proposed prototype of the educational recommendation system provides personalized recommendations based on each user's preferences. It represents a tool that can significantly streamline the process of choosing Elective Courses.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74740
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0842-277X
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5186378295786553
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_rmcqueiroz.pdf918,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.