Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74727
Tipo: | Dissertação |
Título : | Sequência didática em ensino de física através da resolução de problemas com foco nas unidades de medidas |
Autor : | Lima, Erivan José Alves |
Tutor: | Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar |
Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino de Física;Sequência didática;Resolução de problemas;Unidades de medida;ENEM |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | LIMA. E. J. A. Sequência didática em ensino de física através da resolução de problemas com foco nas unidades de medidas. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | É frequente e percebível a inabilidade em operar unidades de medidas na resolução de questões da disciplina de Física por parte de alunos do Ensino Médio. No presente trabalho propomos uma sequência didática em Ensino de Física nessa modalidade de ensino, utilizando uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Teoria da Resolução de Problemas. Utilizando as fases descritas no livro A Arte de Resolver Problemas de George Polya, com uma leve variação para aplicação na Física, a sequência didática tem como foco primordial o manuseio das unidades das grandezas físicas. A motivação da sequência didática é deduzir algumas fórmulas presentes nos variados assuntos da Física visando promover aos alunos um maior conhecimento das unidades presentes nas medidas das grandezas físicas. O trabalho fornece um Guia Didático com todas as fases assinaladas na obra de Polya e a sugestão de algumas questões de Física presentes em provas anteriores da área de Ciências da Natureza utilizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Guia Didático há sugestões de questões também do ENEM para o professor poder utilizá-las como avaliação dos alunos durante a aplicação da sequência didática em sala de aula. A aplicação da sequência didática confirmou a existência da dificuldade com as unidades de medidas pelos alunos do Ensino Médio, bem como em alguns processos matemáticos. Mas também nos mostrou que um trabalho com foco nas unidades de medidas pode diminuir essa dificuldade. |
Abstract: | It is frequent and noticeable the inability to operate units of measurement in the resolution of questions of the discipline of Physics on the part of high school students. In the present work we propose a didactic sequence in Teaching Physics in this teaching modality, using a teaching-learning methodology of Mathematics through the Theory of Problem Solving. Using the phases described in the book The Art of Solving Problems by George Polya, with a slight variation for application in Physics, the didactic sequence has as its primary focus the handling of the units of physical quantities. The motivation of the didactic sequence is to deduce some formulas present in the various subjects of Physics in order to promote to the students a greater knowledge of the units present in the measurements of physical quantities. The work provides a Didactic Guide with all the phases marked in Polya's work and the suggestion of some Physics questions present in previous tests in the area of Natural Sciences used in the National High School Examination (ENEM). In the Didactic Guide there are suggestions of ENEM questions for the teacher to be able to use them as an evaluation of the students during the application of the didactic sequence in the classroom. The application of the didactic sequence confirmed the existence of difficulty with measurement units by high school students, as well as in some mathematical processes. But it also showed us that work focusing on measurement units can reduce this difficulty. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74727 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3022193158432847 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-3161-6372 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/2977217842959435 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_ejalima.pdf | 6,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.