Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74724
Type: TCC
Title: “Amigo, estou aqui”!A importância dos vínculos afetivos para a permanência no Curso de Pedagogia tempos de pandemia da covid-19
Authors: Moreira, Luis Henrique Albuquerque
Advisor: Dieb, Messias Holanda
Keywords in Brazilian Portuguese : Pandemia da Covid-19;Vínculos afetivos;Curso de pedagogia
Keywords in English : Covid-19 pandemic;Affective bonds;Pedagogy degree
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2023
Citation: MOREIRA, Luis Henrique Albuquerque. “Amigo, estou aqui”! A importância dos vínculos afetivos para a permanência no Curso de Pedagogia tempos de pandemia da covid-19. 2023. 74 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros prejuízos à humanidade: o primeiro e mais impactante foi a morte de milhares de pessoas ao redor do mundo. Na área da educação brasileira, professores e alunos tiveram que se submeter a uma inesperada rotina de aulas remotas, mesmo em meio a inúmeras perdas e traumas, individuais e coletivas. Essas realidades, além de fragilizarem a saúde mental dos estudantes, minaram a aprendizagem, gerando tanto uma parca aquisição e produção de conhecimento quanto uma massiva evasão universitária. No decorrer desse processo, percebemos que as relações afetivas geradas ao longo da vida acadêmica puderam, de certo modo, amenizar as motivações que levaram muitos dos estudantes a se evadirem da graduação. Com base nesses fatos, elaboramos a presente monografia a partir de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a relevância dos vínculos afetivos, construídos no decorrer do curso de graduação em Pedagogia, especialmente no período pandêmico, para os estudantes. Com esse propósito, realizamos uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com seis estudantes do curso de Pedagogia, da Faced/UFC, todos do sexo feminino, que estão entre os sétimo e oitavo semestres – tendo em vista que esses experimentaram o ensino presencial, inicialmente, e depois o remoto, tendo regressado para continuar e finalizar a graduação com o retorno presencial – os quais são dos turnos diurno e noturno. Em nossa fundamentação teórica utilizamos pesquisas como a de Máximo (2021) para tratar do Ensino Superior na pandemia, os estudos de La Taille; Oliveira; Dantas (1992) sobre afetividade e também a LDB e as DCNEB para discorrer sobre os aspectos legais do trabalho pedagógico. Para a construção de dados da pesquisa, foram utilizados, como instrumentos, o questionário e a entrevista semiestruturada. Como método para executar a análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo, de Bardin (1977). Partindo dos objetivos específicos realizamos a categorização dos dados e depois extraímos algumas conclusões, a primeira é que os vínculos afetivos foram muito importantes para os estudantes prosseguirem na graduação, a segunda foi que os mesmos consideraram o trabalho com a afetividade nesse período essencial, destacando que, para um pedagogo em formação, é crucial experimentar a afetividade na prática dos professores universitários e estudar sobre essa de maneira sistemática, por fim, colhemos sugestões dos discentes para a faculdade e os professores visando a construção de estratégias para a promoção dos vínculos afetivos.
Abstract: The Covid-19 pandemic has brought countless losses to humanity: the first and most impactful was the death of thousands of people around the world. In Brazilian education, teachers and students had to submit to an unexpected routine of remote classes, even in the midst of countless losses and individual and collective traumas. These realities, besides weakening the students' mental health, have undermined learning, generating both a meager acquisition and production of knowledge and a massive university dropout. During this process, we realized that the affective relationships generated during the course of academic life could, in a certain way, mitigate the motivations that led many of the students to drop out of undergraduate programs. Based on these facts, we developed this thesis from a research whose objective was to analyze the relevance of the affective bonds, built during the graduation course in Pedagogy, especially during the pandemic period, for the students. With this purpose, we accomplished a field research, of qualitative nature, with six students of the Pedagogy course, from Faced/UFC, all female, who are between the seventh and eighth semesters - having in view that these experienced face-to-face teaching, initially, and then the remote one, having returned to continue and finish the graduation with the face-to-face return - which are from the day and night shifts. In our theoretical foundation, we used research such as Máximo's (2021) to deal with Higher Education in the pandemic, La Taille; Oliveira; Dantas (1992) studies on affectivity, and also the LDB and the DCNEB to discuss the legal aspects of pedagogical work. For the construction of the research data, the questionnaire and the semi-structured interview were used as instruments. As a method to analyze the data, we used Bardin's content analysis (1977). Starting from the specific objectives, we categorized the data and then drew some conclusions, the first is that affective bonds were very important for the students to continue in the graduation, the second was that they considered the work with affectivity in this period essential, highlighting that, for an educator in formation, it is crucial to experience affectivity in the practice of university teachers and to study about it in a systematic way, and finally, we collected suggestions from the students to the faculty and teachers aiming at the construction of strategies to promote affective bonds.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74724
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9318493294226949
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1437-791X
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4729675669995125
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_lhamoreira.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.