Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74662
Type: Dissertação
Title: A utilização de jogos no ensino da hidrostática
Authors: Oliveira, Rerison de Sousa
Advisor: Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino de Física;Wordwall;Kahoot;Jogos;Aprendizagem significativa
Issue Date: 2023
Citation: OLIVEIRA, R. S. A utilização de jogos no ensino da hidrostática. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta dissertação busca contribuir com o processo de ensino, trabalhando de forma lúdica jogos online dentro de sites específicos que normalmente são utilizados em competição e, principalmente, para o ensino. O Wordwall e o Kahoot foram os sites utilizados neste trabalho de ensino de física. Os conceitos escolhidos para a pesquisa foram distribuídos em alguns tópicos de hidrostática, seguindo alguns passos dentro de uma sequência didática que basicamente consiste em coletar informações baseadas nas vivências dos alunos e seus conhecimentos prévios, baseando na aprendizagem significativa de Ausubel. Um próximo passo foi elaborar um jogo baseado nestas informações e depois aplicar esta atividade. Com os dados coletados o professor realiza uma intervenção didática para trabalhar os pontos que ainda demonstraram deficiência, podendo esse processo se repetir quantas vezes forem necessárias. A metodologia aplicada na coleta de informações sobre os conceitos aprendidos se baseia na familiarização dos jogos bem própria da geração de jovens de hoje em dia, pois isto se faz constante na vida dos estudantes. Para testar as sequências didáticas com os dois sites, trabalhou-se com até 173 alunos de um total de quatro diferentes turmas. A avaliação dos acertos das questões com conceitos de hidrostática explorados nas sequências didáticas foi obtida a partir de ferramentas dos próprios sites, o que facilitou a análise dos resultados. As sequências didáticas são de fáceis aplicações e a ideia poderá ser estendida para outros temas de estudos da física.
Abstract: This dissertation seeks to contribute to the teaching process, working in a playful way through online games within specific sites of competition and, mainly, for teaching. Wordwall and Kahoot were the sites used in this work for teaching physics with distributed concepts in some topics of hydrostatics. We follow some steps within a didactic sequence that basically consists of collecting information based on the students' experiences and their previous knowledge, based on the significant learning of Ausubel. A next step was to develop a game based on this information and then apply this activity, with the collected data the teacher performs a didactic intervention to work on the points that still showed deficiency, and this process can be repeated as many times as necessary. The methodology applied in collecting information about the learned concepts is based on familiarizing the games of today's young generation, as this is constant in the students' lives. To test the didactic sequences with the two sites, we worked with up to 173 students from four different classes. The analysis of the correct answers to the questions with hydrostatic concepts explored in the didactic sequences were obtained from tools on the websites themselves, which facilitated the analysis of the results. The didactic sequences are easy to apply and the idea can be extended to other physics topics.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74662
Advisor's ORCID: 0000-0002-2321-3709
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5396850632263675
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_rsoliveira.pdf2,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.