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Tipo: Dissertação
Título: Trabalho docente e saúde mental de professores brasileiros na pandemia covid-19
Autor(es): Rodrigues, Haline Maria Parente
Orientador: Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão
Coorientador: Gangreiro, Alex Sandro de Moura
Palavras-chave em português: trabalho docente;transtornos mentais comuns;pandemia de covid-19
Palavras-chave em inglês: teaching work;common mental disorders;covid-19 pandemic
Data do documento: 2023
Citação: RODRIGUES, H. M. P. Trabalho docente e saúde mental de professores brasileiros na pandemia covid-19. 2023. 29 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação em Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: Nos últimos anos, têm-se evidenciado um crescimento significativo de transtornos mentais entre professores. Além disso, por conta da pandemia de Covid-19, a transição do ensino presencial para o remoto acentuou a precarização do trabalho docente e, em muitos casos, representou aumento da carga horária, processos de flexibilização e intensificação laboral. O objetivo desta pesquisa é investigar os preditores de Transtornos Mentais Comuns (TMCs) entre docentes da educação básica durante a pandemia de Covid-19, considerando o contexto de trabalho, variáveis relacionadas às vivências no período e características sociodemográficas. Participaram deste estudo 14.374 docentes. A maioria dos respondentes era da região Nordeste (62,5%), seguido pelas regiões Sudeste (23,6%), Centro-Oeste (6,5%), Norte (5,6%) e Sul (1,8%). Na coleta de dados foi utilizado o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para o rastreio de Transtornos Mentais Comuns, a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente Remoto (EACTDR), acrescidas de questões sociodemográficas e perguntas relacionadas ao contexto da pandemia. Os resultados mostraram que aproximadamente um quarto da amostra apresentou indicativo de TMCs e, no tocante aos preditores, as variáveis com maiores tamanhos de efeito foram, nesta ordem, organização do trabalho, relações socioprofissionais, idade e gênero.
Abstract: In recent years, there has been significant growth in mental disorders among teachers. Additionally, due to the Covid-19 pandemic, the transition from in-person to remote teaching has accentuated the precariousness of teaching work and, in many cases, has led to increased workload, flexibility processes, and work intensification. The objective of this research is to investigate the predictors of Common Mental Disorders (CMDs) among basic education teachers during the Covid-19 pandemic, considering the work context, variables related to experiences during this period, and sociodemographic characteristics. A total of 14,374 teachers participated in this study. The majority of respondents were from the Northeast region (62.5%), followed by the Southeast (23.6%), Midwest (6.5%), North (5.6%), and South (1.8%) regions. Data collection utilized the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) for screening Common Mental Disorders, the Remote Teaching Work Context Assessment Scale (EACTDR), along with sociodemographic questions and questions related to the pandemic context. The results showed that approximately a quarter of the sample exhibited indications of CMDs, and regarding the predictors, the variables with the largest effect sizes were, in this order, work organization, socio-professional relationships, age, and gender.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74647
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-4176-8812
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9499607786008331
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-9289-845X
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8266089190930601
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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