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dc.contributor.advisorPinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão-
dc.contributor.authorRodrigues, Haline Maria Parente-
dc.date.accessioned2023-10-11T11:15:32Z-
dc.date.available2023-10-11T11:15:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRODRIGUES, H. M. P. Trabalho docente e saúde mental de professores brasileiros na pandemia covid-19. 2023. 29 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação em Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74647-
dc.description.abstractIn recent years, there has been significant growth in mental disorders among teachers. Additionally, due to the Covid-19 pandemic, the transition from in-person to remote teaching has accentuated the precariousness of teaching work and, in many cases, has led to increased workload, flexibility processes, and work intensification. The objective of this research is to investigate the predictors of Common Mental Disorders (CMDs) among basic education teachers during the Covid-19 pandemic, considering the work context, variables related to experiences during this period, and sociodemographic characteristics. A total of 14,374 teachers participated in this study. The majority of respondents were from the Northeast region (62.5%), followed by the Southeast (23.6%), Midwest (6.5%), North (5.6%), and South (1.8%) regions. Data collection utilized the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) for screening Common Mental Disorders, the Remote Teaching Work Context Assessment Scale (EACTDR), along with sociodemographic questions and questions related to the pandemic context. The results showed that approximately a quarter of the sample exhibited indications of CMDs, and regarding the predictors, the variables with the largest effect sizes were, in this order, work organization, socio-professional relationships, age, and gender.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrabalho docente e saúde mental de professores brasileiros na pandemia covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorGangreiro, Alex Sandro de Moura-
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos, têm-se evidenciado um crescimento significativo de transtornos mentais entre professores. Além disso, por conta da pandemia de Covid-19, a transição do ensino presencial para o remoto acentuou a precarização do trabalho docente e, em muitos casos, representou aumento da carga horária, processos de flexibilização e intensificação laboral. O objetivo desta pesquisa é investigar os preditores de Transtornos Mentais Comuns (TMCs) entre docentes da educação básica durante a pandemia de Covid-19, considerando o contexto de trabalho, variáveis relacionadas às vivências no período e características sociodemográficas. Participaram deste estudo 14.374 docentes. A maioria dos respondentes era da região Nordeste (62,5%), seguido pelas regiões Sudeste (23,6%), Centro-Oeste (6,5%), Norte (5,6%) e Sul (1,8%). Na coleta de dados foi utilizado o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para o rastreio de Transtornos Mentais Comuns, a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente Remoto (EACTDR), acrescidas de questões sociodemográficas e perguntas relacionadas ao contexto da pandemia. Os resultados mostraram que aproximadamente um quarto da amostra apresentou indicativo de TMCs e, no tocante aos preditores, as variáveis com maiores tamanhos de efeito foram, nesta ordem, organização do trabalho, relações socioprofissionais, idade e gênero.pt_BR
dc.subject.ptbrtrabalho docentept_BR
dc.subject.ptbrtranstornos mentais comunspt_BR
dc.subject.ptbrpandemia de covid-19pt_BR
dc.subject.enteaching workpt_BR
dc.subject.encommon mental disorderspt_BR
dc.subject.encovid-19 pandemicpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4176-8812pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9499607786008331pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9289-845Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8266089190930601pt_BR
local.date.available2023-
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