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Type: Dissertação
Title: Produção escrita do gênero Comentário Argumentativo no Facebook por alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública de Quixadá-CE
Title in English: Written production of the Argumentative Commentary genre on Facebook by 1st grade high school students at a public school in Quixadá-CE
Authors: Araújo, Maria Geilivânia
Advisor: Moreira, Maria Ednilza Oliveira
Keywords in Brazilian Portuguese : Argumentação;Facebook;Comentário Argumentativo;Jean-Michel Adam
Keywords in English : Argumentative Commentary;Argumentation
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Issue Date: 2023
Citation: ARAÚJO, Maria Geilivânia. Produção escrita do gênero Comentário Argumentativo no facebook por alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública de Quixadá-CE. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como corpus a produção escrita do gênero Comentário Argumentativo no Facebook por alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Quixadá-Ce. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo método é da pesquisa-ação. Temos como objetivo geral averiguar a produção escrita do gênero Comentário Argumentativo no Facebook pelos alunos, sujeito da pesquisa, sobre o conteúdo abordado em cada postagem, tendo em vista o uso dos marcadores argumentativos da macroproposição da restrição e a apropriação das habilidades básicas para a adequação do gênero em apreço, para essa invertida averiguar os textos produzidos pelos sujeitos participantes, a fim de observarmos o seu desempenho no processo de escrita do gênero proposto. Partimos da hipótese básica de que os comentários argumentativos de nossos sujeitos, no Facebook, podem se constituir em fonte de habilidade para a produção textual na apropriação de estratégias da escrita. Nosso arcabouço teórico está pautado nos estudos de Bakhtin (2010 [1992]), Adam (1982, 2019), Koch e Elias (1992; 2004a; 2004b), Paveau (2021), bem como nas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). O processo metodológico utilizado compreende quatro etapas: primeiramente, conhecemos o lócus da pesquisa, para nos familiarizarmos com o ambiente escolar e com o contexto social da instituição. Em seguida, realizamos a leitura da fortuna crítica sobre o gênero Comentário Argumentativo no Facebook, para nos dar suporte em nossas análises; por conseguinte, com os sujeitos da pesquisa desenvolvemos cinco oficinas referentes à produção escrita do gênero Comentário Argumentativo no Facebook, sobre as temáticas: Fake News, Covid-19, Bullying, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Evasão escolar e seus efeitos na sociedade brasileira. Em cada oficina, realizamos uma aula presencial e outra híbrida com os participantes da pesquisa. Nas aulas presenciais, trabalhamos os aspectos relevantes e teóricos do gênero Comentário Argumentativo no Facebook e discutimos sobre as temáticas supracitadas. Já nas aulas híbridas, utilizamos as ferramentas tecnológicas do Laboratório de Informática da escola, para que os alunos pudessem tecer comentários argumentativos sobre os temas abordados nas notícias publicadas no grupo “Pesquisa de Mestrado” no Facebook. E, por último, analisamos a produção do gênero Comentário Argumentativo produzido pelos alunos sobre cada postagem na rede social Facebook, em uma perspectiva crítica e analítica. A realização da pesquisa proporcionou aos sujeitos, alunos da classe pesquisada, propriedade de escrita do gênero Comentário Argumentativo no Facebook, a partir de estudos teóricos realizados nas oficinas em sala de aula sobre características do gênero, assim como sobre as especificidades e o uso dos marcadores argumentativos como estratégia de produção. Além disso, durante o desenvolvimento das oficinas, os discentes demonstraram evolução em relação à forma de interagir nas redes sociais, como sujeitos críticos e cônscios de suas responsabilidades e atos ao tecerem comentários nas postagens da plataforma Facebook. Desse modo, justificamos a importância da nossa pesquisa para o âmbito educacional e social, esperando, que nosso estudo possa auxiliar aos professores da rede pública na orientação da produção de textos na plataforma digital pelos discentes e também aos estudiosos que se interessam em pesquisar sobre a temática e, ainda, possa despertar nos discentes a habilidade para a produção te texto argumentativo. O êxito desse último pleito veio a ser conferido nas produções que pesquisamos. Assim sendo, elaboramos um caderno didático, a fim de dar suporte metodológico ao magister em sala de aula.
Abstract: The corpus of this study is the written production of the Argumentative Comment genre on Facebook by students in the first year of high school at a public school in Quixadá-Ce. This is a qualitative study whose method is action research. Our general objective is to investigate the written production of the Argumentative Commentary genre on Facebook by the students, the subjects of the research, about the content covered in each post, taking into account the use of the argumentative markers of the macro-proposition of the restriction and the appropriation of the basic skills for the adequacy of the genre in question, for this inverted to investigate the texts produced by the participating subjects, in order to observe their performance in the process of writing the proposed genre. We start from the basic hypothesis that our subjects' argumentative comments on Facebook can be a source of skill for textual production in the appropriation of writing strategies. Our theoretical framework is based on the studies of Bakhtin (2010 [1992]), Adam (1982, 2019), Koch and Elias (1992; 2004a; 2004b), Paveau (2021), as well as Digital Information and Communication Technologies (DICTs). The methodological process used comprises four stages: firstly, we got to know the research location, to familiarize ourselves with the school environment and the social context of the institution. Next, we read the critical fortune on the Argumentative Comment genre on Facebook, to support our analysis; then, with the research subjects, we developed five workshops on the written production of the Argumentative Comment genre on Facebook, on the themes: Fake News, Covid-19, Bullying, Sexually Transmitted Diseases (STDs) and School dropout and its effects on Brazilian society. In each workshop, we held a face-to-face class and a hybrid class with the research participants. In the face-to-face classes, we worked on the relevant and theoretical aspects of the Argumentative Comment genre on Facebook and discussed the themes mentioned above. In the hybrid classes, we used the technological tools in the school's computer lab so that the students could make argumentative comments on the topics covered in the news published in the "Master's Research" Facebook group. Finally, we analyzed the production of the Argumentative Comment genre produced by the students on each post on the Facebook social network, from a critical and analytical perspective. The research provided the subjects, students in the class under study, with ownership of writing the Argumentative Comment genre on Facebook, based on theoretical studies carried out in classroom workshops on the characteristics of the genre, as well as on the specificities and use of argumentative markers as a production strategy. In addition, during the course of the workshops, the students showed an evolution in the way they interact on social networks, as critical subjects who are aware of their responsibilities and actions when making comments on posts on the Facebook platform. In this way, we justify the importance of our research for the educational and social spheres, hoping that our study can help public school teachers to guide the production of texts on the digital platform by their students, as well as scholars who are interested in researching the subject, and can also awaken students' ability to produce argumentative texts. The success of this last request can be seen in the productions we researched. We have therefore produced a textbook to provide methodological support for teachers in the classroom.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74646
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6025528798864662
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7554-0031
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4417592457872698
Access Rights: Acesso Aberto
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