Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74593
Tipo: TCC
Título: Práticas pedagógicas para crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil no Ceará
Autor(es): Costa, Lidiana Gomes Moreno da
Orientador: Barbosa, Maria José
Palavras-chave em português: Autismo;Inclusão;Práticas pedagógicas;Docentes
Palavras-chave em inglês: Autism;Inclusion;Pedagogical practices;Teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, Lidiana Gomes Moreno da. Práticas pedagógicas para crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil no Ceará. 2023. 58 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar acerca das práticas pedagógicas utilizadas com as crianças que apresentem o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Fortaleza/CE. A metodologia utilizada na pesquisa definiu-se como qualitativa, onde o levantamento de dados foi feita de forma bibliográfica e de campo, aplicando como técnicas as observações e entrevista gravada com uma professora do Infantil 5. A fundamentação da pesquisa foi embasada nos aportes teóricos de autores como: Cunha, (2019), Sassaki (1999), Kasari, Freeman e Paparella (2006), Chiote (2015), Dornelles (2002), Lei nº 9.394/1996 referente ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), Lei nº 12.764/2012 da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Lei nº 13.146/2015 de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Constituição Federal (1988), entre outros que muito contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Entre as análises realizadas, destacou-se o reconhecimento de que a professora da Educação Infantil tem aptidões para desenvolver as práticas pedagógicas para incluir as crianças, de forma integral, envolvendo-as em suas práxis.
Abstract: This research seeks to analyze the pedagogical practices used with children with Autistic Spectrum Disorder in Kindergarten in a public school in the city of Fortaleza/CE. The methodology used in the research was defined as qualitative, where the data collection was made through bibliography and field work, applying as techniques the observations and recorded interviews with a Kindergarten 5 teacher. The research was based on the theoretical contributions of authors such as: Cunha, (2019), Sassaki (1999), Kasari, Freeman and Paparella (2006), Chiote (2015), Dornelles (2002), Law No. 9.394/1996 on Specialized Education Assistance (AEE), Law No. 12. 764/2012 of the National Policy for the Protection of the Rights of the Person with Autistic Spectrum Disorder, Law no. 13.146/2015 of Inclusion of the Person with Disabilities and the National Policy for Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2008), Federal Constitution (1988), among others that greatly contributed to the development of the work. Among the analyses performed, the recognition that the Early Childhood Education teacher has skills to develop pedagogical practices to include children in a comprehensive way, involving them in their praxis stood out.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74593
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6301-5424
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3859026952963278
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lgmcosta.pdf611,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.