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Tipo: Artigo de Evento
Título: Quem narra nos videogames? Percepções iniciais da narratologia em jogos
Autor(es): Alves, Thiago Henrique Gonçalves
Silva, Soraya Madeira da
Palavras-chave em português: Videogames;Narrador;Narratologia;Comunicação;Narrativa
Palavras-chave em inglês: Game studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2023
Instituição/Editor/Publicador: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Citação: ALVES, Thiago Henrique Gonçalves Alves; SILVA, Soraya Madeira. Quem narra nos videogames? Percepções iniciais da narratologia em jogos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 46., 2023, [Belo Horizonte]. [Anais...]. [Belo Horizonte]: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2023.
Resumo: O presente artigo versa sobre os estudos de videogames na área da comunicação e da narratologia. A pesquisa parte da pergunta: quem narra nos videogames? A partir disso, revisitamos o papel do narrador na literatura e das novas mídias como histórias em quadrinhos e cinema que foram consolidadas ao longo do século XX. A partir disso, voltamos nosso olhar para quem narra as histórias nos videogames. Nossos objetos de análise são os jogos Super Mario Bros (1985, Nintendo) e The Legend of Zelda (1986, Nintendo). Ao final propomos uma reflexão sobre o narrador mostrador e as diversas formas de se contar uma história nos videogames.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74591
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-6406-8392
https://orcid.org/0000-0002-8438-4843
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4859655986973624
http://lattes.cnpq.br/2214486739190031
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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