Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74584
Type: | TCC |
Title: | Arte e Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação: estratégias didáticas para as disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens |
Authors: | Fernandes, Luana Nunes |
Advisor: | Costa, Alexandre Santiago da |
Co-advisor: | Magalhães, Suzana Marly da Costa |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Arte;Tecnologia;Abordagem triangular;Interdisciplinaridade |
Keywords in English : | Art;Technology;Triangular approach;Interdisciplinarity |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | FERNANDES, Luana Nunes. Arte e Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação: estratégias didáticas para as disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens. 2023. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho apresenta uma reflexão teórica e prática sobre a aplicação da Arte e das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) como estratégias didáticas para aplicação de aulas interdisciplinares nos conteúdos de História, Geografia e Português, utilizando-se da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa como pilar do planejamento em conjunto com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em uma experiência de estágio supervisionado nas séries iniciais do fundamental. Essa reflexão tem como objetivo que os aprendizados possam inspirar novas experiências com as TDICs e a Arte nos mais diferentes contextos. A aplicação das aulas foi realizada em uma escola pública de Fortaleza nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na quarta série, orientadas pela disciplina de estágio supervisionado da Universidade. O desafio constatado na proposta foi trabalhar com os poucos materiais disponíveis pela escola, para entender a aplicabilidade das estratégias propostas com TDICs, mesmo sem aparatos tecnológicos disponíveis. Na metodologia, com objetivo de comparação, foi analisado o cotidiano das aulas e dos professores regentes que atuaram anteriormente às intervenções do estágio. Posteriormente, abordando as às intervenções, ora embasadas no sociointeracionismo, analisou-se sua aplicação e os resultados obtidos, tanto com os materiais produzidos pelas crianças como suas interações entre si. Ademais, investigou-se a opinião dos professores regentes da sala de aula sobre tais intervenções. Com a conclusão, constatou-se que houve resultados positivos em relação às práticas pedagógicas ora propostas, de modo a auxiliar a conexão das crianças com o conteúdo, além de expandir o olhar dos professores sobre o planejamento das aulas, além do tradicional, aliando Arte e TDICs. |
Abstract: | This work presents a theoretical and practical reflection on the application of Art and Digital Technologies of Information and Communication (DICTs) as didactic strategies for the application of interdisciplinary classes in the contents of History, Geography and Portuguese, using Ana's Triangular Approach Mae Barbosa as a pillar of planning in conjunction with the National Curricular Common Base (BNCC) in a supervised internship experience in the early elementary grades. This reflection aims at learning to inspire new experiences with DICTs and Art in the most different contexts. The application of the classes was carried out in a public school in Fortaleza in the early years of elementary school, in the fourth grade, guided by the discipline of supervised internship at the University. The challenge in the proposal was working with the few materials available at the school to understand the applicability of the proposed strategies with DICTs, even without available technological devices. In the methodology, with the objective of comparison, the daily life of the classes and of the regent teachers who acted before the internship interventions was analyzed. Subsequently, addressing the interventions, sometimes based on sociointeractionism, their application and the results obtained were analyzed, both with the materials produced by the children and their interactions with each other. In addition, the opinion of classroom teachers regarding such interventions was investigated. With the conclusion, it was verified that there were positive results in relation to the proposed pedagogical practices, in order to help the children's connection with the content, in addition to expanding the teachers' view on the planning of classes, beyond the traditional, combining Art and DICTs. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74584 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1156762336622114 |
Co-advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5595659903456285 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_lnfernandes.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.