Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74577
Type: | TCC |
Title: | Aulas remotas durante a Pandemia de Covid-19 no 2º Ano do Ensino Fundamental |
Authors: | Freitas, Roberto |
Advisor: | Silva, Camilla Rocha da |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Pandemia;Alfabetização;Letramento |
Keywords in English : | Pandemic;Literacy |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | FREITAS, Roberto. Aulas remotas durante a Pandemia de Covid-19 no 2º Ano do Ensino Fundamental. 2023. 46 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Visando conhecer o processo de ensino e aprendizagem realizado remotamente em uma escola da rede pública de ensino de Fortaleza - CE, por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, a presente pesquisa objetivou acompanhar as ações docentes para desenvolver a prática pedagógica no dia a dia em consonância com a Resolução CME Nº 022/2020 (FORTALEZA, 2020) para a implementação de atividades no caráter emergencial. Este trabalho teve o objetivo de analisar as atividades pedagógicas realizadas por uma professora de 2º ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto emergencial demandado pelo isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19. O interesse surgiu com a pandemia pelo fato da necessidade de atividades emergenciais que pudessem ser praticadas pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, realizado no semestre 2020.1 do município de Fortaleza - CE. Entendendo a necessidade de abordar as seguintes questões: Traçar um perfil da professora e da turma pesquisada; Acompanhar as atividades da turma, observando como acontecem as relações de ensino e de aprendizagem através das ferramentas digitais; Compreender os impactos do ensino remoto emergencial na aprendizagem da leitura e escrita. O referencial teórico se apoia em autores como: Ferreiro e Teberosky (1986); Soares (2003); Morais et. al. (2005); Brandão (2004); Carvalho (2010); Freire (2001), dentre outros. O percurso metodológico deste estudo se ancorou numa pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, complementado pela investigação empírica, tomando como base a prática docente no ano letivo de 2020, junto a uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Fortaleza. A pandemia da Covid-19 trouxe mais dificuldades em relação ao ensino e aprendizagem por falta de tecnologias e rede para o acesso. Também houve muita evasão escolar, prejudicando as crianças que não puderam vivenciar/participar das atividades remotas de aprendizagem. Para concluir defendo que o poder público promova formação para o uso de tecnologias e para o acesso das crianças ao seu direito de aprender e para os professores cumprirem o papel de ensinar. |
Abstract: | Aiming to know the teaching and learning process, carried out remotely at a public school in Fortaleza - CE through the WhatsApp instant messaging application. In this way, I propose to monitor the teaching actions to develop the pedagogical practice on a daily basis in line with the State ordinance for the implementation of activities of an emergency nature as a way of contributing to the improvement of these educational practices by observing the students of the 2nd year of Elementary School. This work aims to analyze the development of remote activities, through the strategies used to assemble the pedagogical planning of the activities developed remotely via Whatsapp to analyze the literacy and literacy actions that were proposed by the teacher with the children and the impacts of this on the process teaching and learning of reading and writing. The interest arises with the pandemic due to the need for emergency activities that could be practiced by students of the 2nd year of elementary school in the public school network, carried out in the municipality's 2020.1 semester from Fortaleza - CE. I understand the need to address questions such as: How can the virtual environment favor the construction of knowledge? How can you disfavor the activities? What situations to prepare to avoid or minimize difficulties in carrying out the activities. What possible interventions to study to socialize knowledge together with the class. Constant monitoring of students is important and necessary to outline measures that can contribute to the practice of activities, so that these remote activities are pleasant and productive so that students can fully develop their abilities and skills. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74577 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-3579-1810 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0364368637496210 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_rfreitas.pdf | 581,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.