Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Meire Celedônio da-
dc.contributor.authorFrota, Leandra Cristina Cavalcante-
dc.date.accessioned2023-09-27T15:27:18Z-
dc.date.available2023-09-04-
dc.date.available2023-09-27T15:27:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFROTA, Leandra Cristina Cavalcante. A compreensão do humor e da ironia focalizando o gênero multimodal tirinha. 2023. 215 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74490-
dc.description.abstractThe present work has the general objective of expanding reading comprehension skills from the use of multimodal texts, such as the comic strip, proposing activities for the development of reading skills from the use of strips of Turma do Armandinho with 9th grade students, in order to improve the SPAECE results, which are at a critical level, and consequently the performance of learners in mother tongue studies. The pedagogical device used is the didactic itinerary, which seeks to expand students' language activities, allowing the realization of pedagogical projects and the use of different genres in the process, according to Dolz et al (2020). The main focus of the study is the recognition of the effects of humor and irony, descriptor (D22) located in the topic of relations between expressive resources and effects of meaning of the SPAECE´s Reference Matrix. Our research is based on the theoretical assumptions of Sociodiscursive Interactionism, in which Broncarkt (1999) and the ISD bring language teaching into a social context in which interaction occurs. The theoretical contribution will make use of authors such as Leurquin (2001), Solé (1998), Kleiman (2001) and Braggio (1992) for deepening in the conceptions and reading strategies, Possenti (2010) regarding the understanding of humor; as well as in Kress and Van Leeuwen's (2006) social semiotics and Grammar of Visual design, since it is not enough to identify the image, but to read and interpret it to understand the discursive implications. The work has a propositional character, since at the end of the studies and appropriation of theories through documentary and bibliographical research, a didactic notebook was developed in order to collaborate for the improvement of the results indicated in the external evaluations and consequently in the development of the learners.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA compreensão do humor e da ironia focalizando o gênero multimodal tirinhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo geral ampliar as capacidades de compreensão leitora a partir do uso de textos multimodais, como a tirinha, propondo atividades para o desenvolvimento de habilidades leitoras em alunos do 9º ano, por meio das tiras da Turma do Armandinho, a fim de melhorar os resultados do SPAECE, que se encontram em nível crítico, e consequentemente o desempenho dos aprendizes nos estudos de língua materna. Para isso, optamos pelo dispositivo itinerário didático, que busca ampliar capacidades de linguagem dos alunos, permitindo a realização de projetos pedagógicos e uso de diferentes gêneros no processo, de acordo com Dolz et al (2020). O foco principal do estudo é o reconhecimento dos efeitos de humor e ironia, descritor (D22) - situado no tópico das relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido da Matriz de referência do SPAECE. Nossa pesquisa é embasada a partir dos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, em que Broncarkt (1999) propõe o ensino da língua em um contexto social no qual ocorre a interação. Além do ISD, apoiamos na semiótica social, sobretudo na Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (2006) uma vez que não basta identificar a imagem, mas ler e interpretar para compreender as implicações discursivas. Convocamos ainda autores como Leurquin (2001), Solé (1998), Kleiman (2001) e Braggio (1992) para aprofundamento nas concepções e estratégias de leitura, Possenti (2010) no tocante à compreensão do humor. O trabalho tem caráter propositivo, uma vez que, ao final dos estudos e apropriação das teorias por meio de pesquisas documentais e bibliográficas, um caderno didático foi desenvolvido a fim de colaborar para a melhoria dos resultados apontados nas avaliações externas e consequentemente no desenvolvimento dos aprendizes.pt_BR
dc.subject.ptbrCompreensão leitorapt_BR
dc.subject.ptbrInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subject.ptbrTirinhapt_BR
dc.subject.ptbrSemiótica socialpt_BR
dc.subject.enReading comprehensionpt_BR
dc.subject.enSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subject.enComic strippt_BR
dc.subject.enSocial semioticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8489931700293227pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5340-8892pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9374703523442818pt_BR
local.date.available2023-09-27-
Appears in Collections:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_lccfrota.pdf10,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.