Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74467
Type: Dissertação
Title: A educação no contexto da crise do capital: uma análise a partir da ideia de discurso em Jacques Lacan
Authors: Lima, Hipácia Rocha
Advisor: Rech, Hildemar Luiz
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação;Discurso;Psicanálise;Capitalismo
Keywords in English : Education;Speech;Psychoanalysis;Capitalism
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, Hipácia Rocha. A educação no contexto da crise do capital: uma análise a partir da ideia de discurso em Jacques Lacan. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Essa pesquisa tem como objetivo estudar os aspectos da noção de discurso capitalista, segundo Jacques Lacan, de modo a identificar como tal discurso vem a influenciar na práxis pedagógica e na educação atual. Nosso intento, dessa maneira, passa por uma investigação que busca saber como a ideologia capitalista se constituiu em discurso dominante, ao tecer condutas sociais e por meio dos processos educativos nos moldes das organizações políticas e econômicas do neoliberalismo. Nesse ponto, a problemática também toca um ângulo que afeta o sujeito, sob um tipo de sofrimento na ordem de um sintoma social ou psíquico, enquanto determinadas estruturas exercem domínio sobre ideologias ou práticas através dos laços sociais nos discursos. O estudo justifica-se dada a necessidade de pesquisar as consequências da política neoliberal na educação, de pensar acerca da estrutura alienante instaurada pelo capital, da perda das atividades emancipatórias na educação e do recuo às práticas reflexivas do ato de educar. Considera-se, assim, que os efeitos das exigências mercadológicas já estão atuando nos valores dos projetos formativos da escola, quando o interesse na produção de capital humano induz um quadro de pressão pelo sucesso escolar, de sofrimento e adoecimento psíquico dos jovens e da objetificação das crianças em dados quantitativos. Tal perspectiva será trabalhada por meio da leitura da obra de Lacan O avesso da psicanálise (1969-1970), de maneira a destacar o discurso capitalista na mediação social da linguagem através de agendamentos do sujeito e na incorporação das relações institucionais de ensino atual.
Abstract: This research aims to study aspects of the notion of capitalist discourse, according to Jacques Lacan, in order to identify how such discourse comes to influence pedagogical praxis and current education. Our intention, in this way, goes through an investigation that seeks to know how the capitalist ideology was constituted in the dominant discourse, by weaving social behaviors and educational processes in the molds of the political and economic organizations of neoliberalism. At this point, the problem also touches on an angle that affects the subject, under a type of suffering in the order of a social or psychic symptom, while certain structures dominate the subject's practices through social ties in the discourses. The study is justified given the need to research the consequences of neoliberal policy in education, to think about the alienating structure established by capital, the loss of emancipatory activities in education and the retreat to reflective practices of the act of educating. It is thus considered that the effects of market demands are already acting on the values of the school's training projects, when the interest in the production of human capital induces a framework of pressure for school success, in the suffering and psychological illness of young people and in the objectification of children in quantitative data. This perspective will be worked through the reading of Lacan's work The reverse of psychoanalysis (1969-1970), in order to highlight the capitalist discourse in the social mediation of language through the subject's schedules and in the incorporation of institutional relations of current education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74467
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1234955047480471
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3048573722374977
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_dis_hrlima.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.