Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7444
Type: Artigo de Periódico
Title: O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom
Authors: Pinheiro, Francisco Marton Gleuson
Dias Filho, José Maria
Lima Filho, Raimundo Nonato
Lopes, Laerson Morais Silva
Keywords: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes;Cognição;Contabilidade
Issue Date: 2013
Publisher: Marcelle Colares Oliveira
Citation: PINHEIRO, F. M. G. et al. O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 50-65, jan./jun. 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa identifica se os níveis de habilidades cognitivas demandados pelo Enade e pelo Exame de Suficiência do CFC são aderentes ao perfil do Contador estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), na perspectiva da Taxonomia de Bloom. Foram analisadas duas edições do Enade e as duas últimas edições do Exame de Suficiência, bem como o perfil profissional requerido dos contadores pela Resolução CNE/CES 10/2004. As questões dos exames e o perfil profissional estabelecido pelo CNE foram classificados em dois níveis de habilidades cognitivas da Taxonomia de Bloom: no primeiro nível, considerou-se um menor nível cognitivo; e, no segundo, um maior nível. O teste de significância para proporções assinalou que os níveis de habilidades cognitivas solicitados pelos exames não são aderentes ao perfil previsto pelo CNE. Quanto à frequência das questões, não foram cobradas questões de maior nível cognitivo, embora em 2009 o Enade não tenha apresentado diferença significativa entre as questões.
Abstract: This research identifies if the levels of cognitive skills demanded by ENADE and sufficiency exam of the CFC are adherent to the accountant profile required by the National Education Council (CNE) from the perspective of Bloom’s Taxonomy. We analyzed two editions of ENADE and the last two editions of the sufficiency exams as well as the Accountants professional profile required of by Resolution CNE/CES 10/2004. The exam questions and professional profile required by the CNE were classified into two levels of cognitive skills in Bloom’s Taxonomy: the first, considering a lower cognitive level; and the second, considering a higher level. The significance test for proportions indicated that levels of cognitive skills required by ENADE and the proficiency exams are not adherent to the accountant profile provided by the CNE. Regarding the frequency of issues, it was not charged higher cognitive level, although in 2009 the ENADE has not presented significant difference between issues.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7444
ISSN: 2178-9258
1678-2089
Appears in Collections:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_fmgpinheiro.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.