Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Francisco Marton Gleuson-
dc.contributor.authorDias Filho, José Maria-
dc.contributor.authorLima Filho, Raimundo Nonato-
dc.contributor.authorLopes, Laerson Morais Silva-
dc.date.accessioned2014-02-25T17:31:38Z-
dc.date.available2014-02-25T17:31:38Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPINHEIRO, F. M. G. et al. O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 50-65, jan./jun. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2178-9258-
dc.identifier.issn1678-2089-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7444-
dc.description.abstractThis research identifies if the levels of cognitive skills demanded by ENADE and sufficiency exam of the CFC are adherent to the accountant profile required by the National Education Council (CNE) from the perspective of Bloom’s Taxonomy. We analyzed two editions of ENADE and the last two editions of the sufficiency exams as well as the Accountants professional profile required of by Resolution CNE/CES 10/2004. The exam questions and professional profile required by the CNE were classified into two levels of cognitive skills in Bloom’s Taxonomy: the first, considering a lower cognitive level; and the second, considering a higher level. The significance test for proportions indicated that levels of cognitive skills required by ENADE and the proficiency exams are not adherent to the accountant profile provided by the CNE. Regarding the frequency of issues, it was not charged higher cognitive level, although in 2009 the ENADE has not presented significant difference between issues.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMarcelle Colares Oliveirapt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleO perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloompt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa identifica se os níveis de habilidades cognitivas demandados pelo Enade e pelo Exame de Suficiência do CFC são aderentes ao perfil do Contador estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), na perspectiva da Taxonomia de Bloom. Foram analisadas duas edições do Enade e as duas últimas edições do Exame de Suficiência, bem como o perfil profissional requerido dos contadores pela Resolução CNE/CES 10/2004. As questões dos exames e o perfil profissional estabelecido pelo CNE foram classificados em dois níveis de habilidades cognitivas da Taxonomia de Bloom: no primeiro nível, considerou-se um menor nível cognitivo; e, no segundo, um maior nível. O teste de significância para proporções assinalou que os níveis de habilidades cognitivas solicitados pelos exames não são aderentes ao perfil previsto pelo CNE. Quanto à frequência das questões, não foram cobradas questões de maior nível cognitivo, embora em 2009 o Enade não tenha apresentado diferença significativa entre as questões.pt_BR
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_fmgpinheiro.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.