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Type: Artigo de Periódico
Title: A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
Authors: Lima, Flávia Gonet Nóbrega de
Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e
Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo
Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento
Keywords: Cosmético - Industria;Cosmético - Industria;Globalização
Issue Date: 2008
Publisher: Sandra Maria dos Santos
Citation: LIMA, F. G. S. N. et al. A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 19-28, jan./abr. 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442
ISSN: 2178-9258
1678-2089
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