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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74416
Tipo: | TCC |
Título: | Influência do uso de mídias de vídeos em 3D e simuladores no processo de aprendizagem em treinamentos operacionais |
Título em inglês: | Influence of the use of 3D video media and simulators on the learning process in operational training |
Autor(es): | Ribeiro, João Bosco Viana |
Orientador: | Oliveira, Adriano Anunciação |
Palavras-chave em português: | Produção virtual;Game Engine;Simuladores industriais;Aplicações 3D |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | RIBEIRO, João Bosco Viana. Influência do uso de mídias de vídeos em 3D e simuladores no processo de aprendizagem em treinamentos operacionais. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O uso das novas tecnologias em desenvolvimento de Games e sua evolução, levou ao uso em diversas áreas muito além da diversidade existente de jogos e de diversão . Uma destas novas abrangências foi no uso em simulações realistas e assim, permitindo atender novas demandas para realização de treinamentos em áreas críticas e que exigem o uso de aplicações virtuais, já que a utilização de ação direta traz elevados riscos aos equipamentos, pessoas e ao ambiente. Cada vez mais sistemas baseados em tecnologia de vídeo game vem sendo empregados também como etapas de processo de treinamento. Desta forma, este trabalho se propõe a criação de uma simulação simples em área industrial usada para treinamento e operacional, como uma alternativa mais rápida, eficiente e com baixo custo em comparação com as formas atuais através do uso da Game Engine Unreal da Epic Games. Entendemos que a importância de um aprendizado técnico através da tecnologia de jogos e o uso do 3D além de dar maior abrangência nos aspectos de segurança e confiança, poderão evoluir juntamente com estas tecnologias e envolver o uso da realidade virtual (VR), em novas atualizações e novas aplicações. Nesta aplicação proposta, abordamos manobras que envolvem processos produtivos em industrias de processamentos de óleos, combustíveis, envolvendo também a área elétrica que atinge todo universo industrial e produtivo. Para isso, serão analisados dados técnicos de acidentes envolvendo alguams áreas industriais evidenciando a importância da necessidade de aperfeiçoar o aprendizado com novas tecnologias. |
Abstract: | The use of new technologies in game development and its evolution, led to its use in several areas far beyond the existing diversity of games and entertainment. One of these new scopes was the use in realistic simulations and thus, allowing to meet new demands for carrying out training in critical areas and that require the use of virtual applications, since the use of direct action brings high risks to equipment, people and the environment. More and more systems based on video game technology are also being used as steps in the training process. In this way, this work proposes the creation of a simple simulation in an industrial area used for training and operational, as a faster, more efficient and low cost alternative compared to the current forms through the use of the Game Engine Unreal from Epic Games. We understand that the importance of technical learning through game technology and the use of 3D, in addition to providing greater coverage in aspects of security and trust, may evolve together with these technologies and involve the use of virtual reality (VR), in new updates. and new applications. In this proposed application, we approach maneuvers that involve production processes in oil and fuel processing industries, also involving the electrical area that affects the entire industrial and productive universe. For this, technical data from accidents involving some industrial areas will be analyzed, highlighting the importance of the need to improve learning with new technologies. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74416 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8343393957854863 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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