Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Júnior, José Leite de-
dc.contributor.authorAndrade, Káren Aparecida de Sousa-
dc.date.accessioned2023-09-15T18:06:02Z-
dc.date.available2023-09-15T18:06:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationANDRADE, Káren Aparecida de Sousa. A literatura como crítica social em sala de aula: uma leitura de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74363-
dc.description.abstractThe present research, of an interventional nature, is within the scope of literary literacy. As corpus, it is intended to work with the book Child of the dark: diary of Carolina Maria de Jesus, a memorial work published in 1960 by the Brazilian writer Carolina Maria de Jesus, knowing that it is a literary work that is not part of the school and academic literary canon, but which proves to be necessary as an item of the democratization of culture, even more if the public school context is considered. What motivates this research is the work with the memorialistic genre, due to its empathetic appeal, which invites students to read it, considering as target audience female and male students of the 9th grade of junior high school. As theoretical support for this study, it will be used the Greimasian semiotics, more specifically, the Tensive semiotics proposed by Claude Zilberberg with the developments proposed by the studies of Mariana Luz Pessoa de Barros, creator of the concepts of the past-event memory and the event memory. With this theoretical foundation, it was produced, applied to the stages of the work with literary texts proposed by Rildo Cosson and the contribution of the Law n. 9.394/96 with its normative derivatives, particularly the National Common Curricular Base, as a didactic-pedagogical tool, a notebook intended for the aforementioned student body, but with the possibility of adaptations for other grades, accompanied by instructions on application procedures for teachers who work at the elementary level – final years.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA literatura como crítica social em sala de aula: uma leitura de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa, de caráter interventivo, situa-se no âmbito do letramento literário. Como corpus, pretende-se trabalhar com o título Quarto de despejo: diário de uma favelada, obra memorialística publicada em 1960, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, sabendo-se que se trata de produção literária que não faz parte do cânone literário escolar e acadêmico, mas que se mostra necessária como item de democratização da cultura, ainda mais se considerado o contexto da escola pública. O que motiva esta pesquisa é o trabalho com o gênero memorialístico, por conta de seu apelo empático, que convida à leitura por parte dos discentes, considerando-se como público-alvo alunas e alunos do 9.º ano do ensino fundamental. Como aporte teórico para este estudo, será utilizada a Semiótica greimasiana, mais especificamente a Semiótica Tensiva, proposta por Claude Zilberberg, com os desdobramentos propostos pelos estudos de Mariana Luz Pessoa de Barros, formuladora dos conceitos de memória do acontecido e memória-acontecimento. Com esse embasamento teórico, aplicado às etapas de trabalho com o texto literário propostas por Rildo Cosson, e aporte da Lei n.º 9.394/96, com seus derivados normativos, particularmente a Base Nacional Comum Curricular, foi produzido, como ferramenta didático-pedagógica, um caderno destinado ao referido alunado, mas com a possibilidade de adaptações para outras séries, acompanhado de instruções sobre procedimentos de aplicação para professoras e professores que atuam no nível fundamental – anos finais.pt_BR
dc.subject.ptbrQuarto de despejopt_BR
dc.subject.ptbrMemorialismopt_BR
dc.subject.ptbrSemiótica Discursivapt_BR
dc.subject.ptbrLetramento literáriopt_BR
dc.subject.enChild of the darkpt_BR
dc.subject.enMemorialismpt_BR
dc.subject.enDiscursive Semioticspt_BR
dc.subject.enLiterary literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8832032431667191pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1037793897092173pt_BR
local.date.available2023-09-11-
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_kasandrade.pdf12,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.