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Tipo: Dissertação
Título: A Coerência Interativa em cena na análise de textos multissemióticos: uma perspectiva para a sala de aula
Título em inglês: Interactive Coherence on scene in multisemiotic text analysis: a classroom perspective
Autor(es): Jacó, Ana Carolina Bomfim
Orientador: Rodrigues, Larissa Maria Ferreira da Silva
Palavras-chave em português: Vozes;Modalizações;Interacionismo sociodiscursivo;Multiletramentos
Palavras-chave em inglês: Voices;Modalizations;Sociodiscursive interactionism;Multiliteracies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Data do documento: 2023
Citação: JACÓ, Ana Carolina Bomfim. A coerência interativa em cena na análise de textos multissemióticos: uma perspectiva para a sala de aula. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Nesta dissertação, pesquisamos a produção do gênero cartilha, assim como a leitura e a compreensão leitora de textos multissemióticos de diferentes gêneros, dentre os quatro campos de atuação propostos ao 9º ano do ensino fundamental pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a coerência interativa dos textos, estes em uma perspectiva multissemiótica. Tais análise e compreensão, fundamentadas no aporte teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) lançando mão, também, da necessidade da compreensão crítica leitora, da teoria da Gramática do Design Visual (GDV), assim como do modelo interativo de leitura e da metodologia freiriana do ensino a partir do Tema Gerador, a fim de promover uma reflexão sobre fatos da vida cotidiana e sobre o comportamento dos mundos discursivos. Ao se propor um estudo dos mecanismos enunciativos, avaliam-se as formas linguístico-discursivas responsáveis pela coerência interativa do texto. Assim, o estudo das vozes e modalizações permite a análise de quais instâncias se pronunciam no texto, assumindo o que é enunciado, e a observação do modo como são atribuídas opiniões, ideias, julgamentos e sentimentos aos agentes, propiciando a criticidade leitora. Para respaldar as reflexões feitas ao longo do trabalho, tomamos, por base central, os estudos de Bronckart (2009, 2012), fundamentando a análise de textos; a corrente sociointeracional e dialógica: a teoria de Vygotsky (1934) e Bakhtin (2003); os estudos da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006); os estudos sobre multiletramentos, de Rojo e Moura (2019) e Ribeiro (2021); o modelo de leitura interativa proposto por Leurquin (2014); a metodologia de ensino por Tema Gerador, de Paulo Freire (2021). A partir desta pesquisa, foram realizadas análises dos mecanismos enunciativos da tessitura de textos multissemióticos, em seu gerenciamento de vozes e modalizações, resultando na produção de um caderno pedagógico contendo atividades de leitura e compreensão textual de textos multissemióticos, proposto para uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual localizada no bairro do Vicente Pinzõn/CE. Este é, portanto, um estudo bibliográfico – propositivo que intenta favorecer a compreensão crítica leitora do estudante, consequenciando em seu desenvolvimento mais crítico e humano.
Abstract: This paper aims to search a reader’s analysis and text comprehension of multisemiotic of different genres, among the four areas of action suggested to 9th grade elementary school students, by the National Common Curricular Base (BNCC), considering text interactive coherence in a multisemiotic perspective. Such analysis and comprehension based on Sociodiscursive Interactionism (SID), theoretical support, making use, likewise, of a critical reading comprehension, of Visual Design Grammar theory (VDG), as well as the reading interactive model and of the freirean teaching methodology from the Generator Theme, in order to promote a reflexion about life daily facts and also about the behavior of discursive worlds. Once proposed in an enunciative mechanism study, the linguistic-discursive forms responsible for the interactive coherence in the text are evaluated. Thus, the study of voices and modalizations proposes the analysis of which instances are pronounced in the text, assuming what is statement, and the observation of how the opinions, ideas, judgments and feelings are attributed to agents, fostering a critical reading. To support the reflections made throughout this paper, it is taken, as central argument, the studies of Bronckart (2009, 2012), supporting the analysis of texts; the social interactional and dialogic theory: the theory of Vygotsky (1934) and Bakhtin (2003); studies of Visual Design Grammar (VDG), by Kress and van Leeuwen (2006); studies on multiliteracies by Rojo and Moura (2019) and Ribeiro (2021); the interactive reading model proposed by Leurquin (2014); the methodology of teaching by Theme Generator, by analyses were carried out, in their voice and modality management, followed by the production of a pedagogical notebook containing activities of reading and textual comprehension of multisemiotic texts, proposed to a 9th grade elementary state public school education class located in the district of Paulo Freire (2021). Based on this research, enunciative controls of the texture of multisemiotic texts of Vicente Pinzõn/CE. This is, therefore, a bibliographic study – propositional that intends to promote the student’s critical reading understanding and consequently a better critical and human development.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74338
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0504608418961602
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-4256-2023
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3304958863444247
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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