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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74293
Tipo: | Dissertação |
Título : | O ensino de matemática na formação inicial do pedagogo subsidiado pela Sequência Fedathi, gamificação e tecnologias educacionais digitais |
Autor : | Giffoni, Elaine de Farias |
Tutor: | Cerqueira, Gilberto Santos |
Co-asesor: | Santos, Maria José Costa dos |
Palabras clave en portugués brasileño: | Metodologias ativas;Tecnologias digitais;Formação;Ensino;Matemática |
Palabras clave en inglés: | Active methodologies;Digital technologies;Training;Teaching;Mathematics |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | GIFFONI, Elaine de Farias. O ensino de matemática na formação inicial do pedagogo subsidiado pela Sequência Fedathi, gamificação e tecnologias educacionais digitais. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A Licenciatura em Pedagogia tem um currículo amplo e complexo devido a grande quantidade de áreas e de saberes que o pedagogo deve adquirir para que ele possa atuar em sala de aula, dentre eles está o Ensino de Matemática, que é a disciplina que encontra maior resistência entre os estudantes. Os modelos educacionais convencionais não têm dado conta de superar os problemas dessa formação, que vão desde as restrições curriculares que minimizam a sua carga horária e o seu conteúdo, até as transformações tecnológicas ocorridas na sociedade atual, além do perfil desses estudantes, que trazem em sua formação básica, deficiências em relação ao conhecimento básico de matemática, tendendo a reproduzi-lo da mesma forma que aprenderam. Baseado nesse contexto, formulou-se o seguinte problema: A Sequência Fedathi (SF), a Gamificação e as Tecnologias Educacionais Digitais (TED) poderiam contribuir para um melhor engajamento e aprendizagem dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na disciplina Ensino de matemática? Assim, estabeleceu-se como objetivo geral desta pesquisa analisar a contribuição da Sequência Fedathi, da Gamificação e das Tecnologias Educacionais Digitais no engajamento e na aprendizagem dos estudantes do curso de Pedagogia da UFC na disciplina Ensino de Matemática. A pesquisa em questão foi do tipo exploratória-descritiva, com abordagem quantiqualitativa e foi realizada na sala de ensino de matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), com os estudantes da turmas diurna e noturna e a professora formadora do semestre 2022.2. O levantamento de dados quantitativos se deu com a aplicação de um pré-teste e um pós-teste na Unidade Temática Grandezas e Medidas, nas turmas diurna, com a utilização da SF e Gamificação com Kahoot, e na noturna, com aula convencional sem tecnologias digitais. Para o levantamento dos dados qualitativos, foi utilizada a técnica da observação participante com registros em um diário de campo e registros fotográficos nas Unidades Temáticas de Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Na comparação entre o pré-teste e o pós-teste, a fim de verificar a aprendizagem dos estudantes, constatou-se um resultado estatisticamente significativo somente na turma diurna, considerando p< 0,05. A análise do questionário avaliativo pela turma diurna mostrou que eles consideraram que as metodologias aplicadas com a utilização do Kahoot colaboraram com a aprendizagem e o engajamento deles, assim como o diário de campo também revelou que a utilização de tecnologias digitais, em geral, junto com os recursos manipuláveis contribuiu para que os estudantes participassem mais ativamente das aulas durante toda a disciplina. Concluiu-se, portanto, que a utilização da SF, com a postura fedathiana durante a mediação nas sessões didáticas, ampliadas com o uso da Gamificação c Tecnologias Educacionais Digitais contribuíram significativamente, tanto para a aprendizagem, quanto para o engajamento dos estudantes do Curso de Pedagogia da UFC na disciplina Ensino de Matemática. |
Abstract: | The Degree in Pedagogy has a broad and complex curriculum due to the large number of areas and knowledge that the pedagogue must acquire so that he can work in the classroom, among them is the Teaching of Mathematics, which is a discipline that finds greater resistance among students. Educational models have not been able to overcome the problems of this training, ranging from curricular restrictions that minimize its workload and its content, to the technological transformations that have occurred in today's society, in addition to the profile of these students, who bring in their basic training, deficiencies in relation to basic knowledge of mathematics, tending to reproduce it in the same way they learned. In this related context, the following problem was formulated: Could the Fedathi Sequence (SF), Gamification and Digital Educational Technologies (TED) contribute to a better engagement and learning of Federal University of Ceará (UFC) Pedagogy students in the Mathematics Teaching discipline? Thus, it was established as the general objective of this research to analyze the contribution of the Fedathi Sequence, Gamification and Digital Educational Technologies in the engagement and learning of students of the Pedagogy course at the of UFC in the Mathematics Teaching discipline. The research in question was exploratory-descriptive, with a quantitative and qualitative approach and was carried out in the mathematics teaching room of the Faculty of Education of the Federal University of Ceará (FACED/UFC), with students from the day and night classes and the teacher who trained the semester 2022.2. Quantitative data collection took place with the application of a pre-test and a post-test in the Thematic Unit Magnitudes and Measurements, in the daytime classes, using SF and Gamification with Kahoot, and in the evening classes, with a conventional class without digital technologies. For the qualitative data survey, the participant observation technique was used with records in a field diary and photographic records in the Thematic Units of Geometry, Quantities and Measures and Probability and Statistics. In the comparison between the pre-test and the post-test, in order to verify the students' learning, a statistically significant result was found only in the daytime class, considering p< 0.05. The analysis of the evaluative questionnaire by the daytime class showed that they considered that the methodologies applied using Kahoot collaborated with their learning and engagement, as well as the field diary also revealed that the use of digital technologies, in general, together with the manipulable resources, contributed to students participating more actively in classes throughout the course. It was concluded, therefore, that the use of the SF, with the fedathian posture during the mediation in the didactic sessions, expanded with the use of Gamification and Digital Educational Technologies, contributed significantly, both to the learning and to the engagement of the students of the Pedagogy Course of the UFC in the subject Mathematics Teaching. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74293 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0002-8574-5620 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0348927058378424 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-6717-3772 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6780676773042373 |
ORCID del co-asesor: | https://orcid.org/0000-0001-9623-5549 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/3144508981197442 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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