Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74291
Tipo: Dissertação
Título : O uso de fanzines para o ensino de física
Autor : Silva, Geovani Victor Pereira
Tutor: Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar
Palabras clave : Ensino de óptica;fanzines;sala de aula invertida;fanzines;Optics teaching;inverted classroom
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de Física;Fanzines;Sala de aula invertida
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, G. V. P O uso de fanzines para o ensino de física. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O processo de aprendizagem dos educandos, por possuir um comportamento dinâmico, não pode ser encarado com estruturação das aulas em modelo tradicional, pois as lacunas deixadas por um modelo de aula defasado acabam por comprometer uma aprendizagem efetiva de seus participantes. Desse modo, requeridas as necessidades de mudança no cenário educacional, este trabalho propõe a utilização da metodologia ativa sala da aula invertida, alicerçadas aos parâmetros da BNCC e da Teoria das Inteligência Múltiplas de Gardner, como estratégia para propiciar uma aprendizagem significativa dos educandos. A proposta pedagógica consistiu na construção de fanzines por equipes voltadas para o ensino de óptica. A metodologia consistiu em quatro encontros com os estudantes em que se foram apresentados tópicos como: o que são fanzines e como produzi-los, local de publicação desses materiais na plataforma padlet, momento de ajustes com a avaliação e acompanhamento do professor e, por fim, a apresentação e conferência dos fanzines para toda turma. Os resultados obtidos indicaram um bom engajamento da turma com essa metodologia, assim como uma melhor compreensão dos conteúdos de óptica. Os educandos tiveram a oportunidade de desenvolver diversas habilidades que os evidenciaram como protagonistas do processo de aprendizagem, conseguindo aplicar o conceito de inteligência, na perspectiva de Gardner, em muitas dimensões.
Abstract: The students' learning process, due to its dynamic behavior, cannot be faced with the traditional model of structuring classes, as the gaps left by an outdated class model end up compromising the effective learning of its participants. Thus, requiring the need for change in the educational scenario, this work proposes the use of the active inverted classroom methodology, based on the parameters of the BNCC and Gardner's Theory of Multiple Intelligences, as a strategy to provide meaningful learning for students. The pedagogical proposal consisted of building fanzines in teams aiming the teaching of optics. The methodology consisted of four meetings with the students in which topics such as: what are fanzines and how to produce them, place of publication of these materials on the padlet platform, moment of adjustments with the evaluation and monitoring of the teacher and finally the presentation and conference of fanzines for the whole class. The results obtained indicated the class engagement with this methodology, as well as a better understanding of the contents of optics. The students had the opportunity to develop different skills that made them protagonists of the learning process, managing to apply the concept of intelligence, from Gardner's perspective, in many dimensions.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74291
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_gvpsilva.pdf4,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.