Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74210
Type: Dissertação
Title: Verdades e mentiras nas histórias de Alexandre: semiótica e letramento literário numa proposta didático-pedagógica
Title in English: Truths and lies in Alexandre's stories: semiotics and literary literacy in a didactic-pedagogical proposal
Authors: Sousa, Geórgia Karinne Soares Silva
Advisor: Oliveira Júnior, José Leite
Keywords in Brazilian Portuguese : Histórias de Alexandre;Semiótica discursiva;Letramento literário
Keywords in English : Alexandre’s stories;Discursive semiotics;Literary literacy
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Issue Date: 2023
Citation: SOUSA, Geórgia Karinne Soares Silva. Verdades e mentiras nas histórias de Alexandre: semiótica e letramento literário numa proposta didático-pedagógica. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo propor uma intervenção didático-pedagógica para o desenvolvimento do letramento literário no 9.º ano do ensino fundamental, associando a configuração discursiva oriunda do conto popular, sob a ótica da uma teoria discursiva, às práticas de leitura e escrita dos alunos no gênero fanfiction. Dessa forma, a pesquisa aqui desenvolvida buscou investigar como a Semiótica Discursiva pode contribuir para o processo de interpretação desses textos, possibilitando o letramento literário. Para isso, três linhas fundamentam o trabalho: um alicerce legal e normativo, ancorado principalmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9.394/96 e na Base Nacional Comum Curricular (2018); uma fundamentação didático-pedagógica para construção de um caderno de atividades embasado na sequência básica elaborada por Rildo Cosson (2021) para promoção do letramento literário; e uma teoria discursiva aplicada ao ensino de literatura nos anos finais do nível fundamental, a Semiótica Discursiva, trazida neste projeto nas leituras de Barros (1990, 1988) e Fiorin (2005). O caminho metodológico traçado perpassa desde a leitura dos contos de Graciliano Ramos, dos textos teóricos e dos documentos que fundamentam a presente pesquisa, ao levantamento de trabalhos dentro e fora do programa PROFLETRAS que se debruçam sobre a Semiótica Discursiva e sobre o texto literário em questão, até a elaboração do caderno de atividades e sua aplicabilidade em sala de aula. Por se tratar de um trabalho de natureza propositiva, as atividades aqui sugeridas, resultado desta pesquisa, servem como suporte para os professores de língua portuguesa do ensino fundamental.
Abstract: This work aims to propose a didactic-pedagogical intervention for the development of literary literacy in the 9th grade of elementary school, associating the discursive configuration derived from the popular tale, from the perspective of a discursive theory, to reading and writing practices of students in the fanfiction genre. Thus, the research developed here sought to investigate how Discursive Semiotics can contribute to the process of interpreting these texts, enabling literary literacy. For this, three lines underlie the work: a legal and normative foundation, anchored mainly in the Law of Guidelines and Bases of Education, 9.394/96 and in the National Common Curricular Base (2018); a didactic-pedagogical foundation for the construction of an activity book based on the basic sequence elaborated by Rildo Cosson (2021) to promote literary literacy; and a discursive theory, the Discursive Semiotics, applied to the teaching of literature in the final years of elementary school, and brought in by the readings of Barros (1990, 1988) and Fiorin (2005). The methodological path traced goes from the reading of the short stories by Graciliano Ramos, the theoretical texts and the documents that support this research, to the survey of works inside and outside the PROFLETRAS program that focus on Discursive Semiotics, and on the literary text in question, to the elaboration of the activity notebook and its applicability in the classroom. Because it is a purposeful work, the activities suggested here, a result of this research, serve as support for Portuguese language teachers in elementary school.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74210
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5235406472290403
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1037793897092173
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_gksssousa.pdf31,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.