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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarneiro, Fábio Delano Vidal-
dc.contributor.authorBarreto, Joelma Furtado Passos-
dc.date.accessioned2023-09-05T18:35:18Z-
dc.date.available2023-09-04-
dc.date.available2023-09-05T18:35:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBARRETO, Joelma Furtado Passos. A leitura do texto literário na formação do cidadão crítico: compreensão leitora e emancipação. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74209-
dc.description.abstractThe School is called upon to promote the formation of critical and creative citizens, capable of reflecting on the world, on themselves and on social practices. Literary reading has a lot to contribute to this educational function, as it promotes the reader's entry into texts and discourses of different ethical and aesthetic matrices, expanding their ability to relate reading the world with reading the word (FREIRE, 1986). Our work aims to investigate the relationship between the reading of literary texts and the formation of critical citizens in Portuguese classes in the 9th grade of elementary school. We use two theoretical frameworks that we deem appropriate and complementary to the objective of the work: Paulo Freire's Liberating Education and Sociodiscursive Interactionism (ISD). The ISD corroborates a top-down approach to reading and producing texts based on social practices (BRONCKART, 1999), using the analysis of the context of production as a driver for entering the text and for understanding the meanings produced through Textual Architecture. The Freirean perspective of education brings us the Critical Awareness as a stage of the awareness process, a procedure that we seek to insert in the course of the research. With regard to methodology, our work makes use of a didactic proposal, through “Reading the World” workshops. These workshops entrust the student-subject to actively participate in the learning processes through reading the literary text. The texts read and discussed refer to relevant social issues pointed out by the students themselves. Due to the pandemic period, the elaborated didactic proposal could not be applied in the classroom. However, the aim is to give students the opportunity to act in their reality from the text, with the text and on the literary text. It is intended, therefore, to reach the reader's understanding, through the unveiling of reality, see the suggestion that the texts deal with social problems common to the lives of students, such as the short story Maria, by Conceição Evaristo, the instapoems, by Rupi Kaur and the graphic novel Persepolis, by Marjane Satrapi. In this way, we believe that we collaborate in the emancipation of the student through the meanings and uses that he will give and make to/of the literary text read.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA leitura do texto literário na formação do cidadão crítico: compreensão leitora e emancipaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Escola é chamada a promover a formação do cidadão crítico e criativo, capaz de refletir acerca do mundo, de si mesmo e das práticas sociais. A leitura literária tem muito a colaborar nessa função educacional, pois promove a entrada do leitor em textos e discursos de diferentes matrizes éticas e estéticas, ampliando a sua capacidade de relacionar a leitura do mundo com a leitura da palavra (FREIRE, 1986). Nosso trabalho tem como objetivo propor oficinas de leitura de mundo que contribuam para a formação do cidadão crítico nas aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental. Utilizamos dois arcabouços teóricos que julgamos adequados e complementares ao objetivo do trabalho: A Educação Libertadora de Paulo Freire e o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). O ISD corrobora uma abordagem descendente da leitura e produção dos textos a partir das práticas sociais (BRONCKART, 1999), utilizando a análise do contexto de produção como impulsionadora para a entrada no texto e para a compreensão dos sentidos produzidos por meio da Arquitetura Textual. A perspectiva Freireana de educação nos traz a Tomada de Consciência Crítica como etapa do processo de conscientização, procedimento que buscamos inserir no decorrer da pesquisa. No que concerne à metodologia, o nosso trabalho lança mão de uma proposta didática, por meio das oficinas de leitura de mundo. Essas oficinas incumbem o estudante-sujeito a participar, ativamente, dos processos de aprendizagem por meio da leitura do texto literário. Os textos sugeridos têm um caráter identitário. Devido ao período pandêmico, a proposta didática elaborada não pôde ser aplicada na sala de aula. Entretanto, almeja-se dar ao estudante a oportunidade de agir na sua realidade a partir do texto, com o texto e sobre o texto literário. Pretende-se, assim, chegar à compreensão leitora, por meio do desvelamento da realidade, vide a sugestão dos textos versarem sobre problemáticas sociais comuns às vidas dos estudantes, como o conto Maria, de Conceição Evaristo, os instapoemas, de Rupi Kaur e a graphic novel Persépolis, de Marjane Satrapi. Dessa forma, acreditamos colaborar na emancipação do aluno por intermédio dos significados e usos que ele dará e fará ao/do texto literário lido.pt_BR
dc.subject.ptbrLeitura literáriapt_BR
dc.subject.ptbrCidadão críticopt_BR
dc.subject.ptbrEmancipaçãopt_BR
dc.subject.enLiterary readingpt_BR
dc.subject.enCritical citizenpt_BR
dc.subject.enEmancipationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5165726531228614pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4207189875318218pt_BR
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