Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74208
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação de um (re) caminho em busca da melhoria do ensino médio: a experiência da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Custódio da Silva Lemos, Distrito de Guanacés, em Cascavel-Ceará |
Autor(es): | Alves, André Luiz Farias |
Orientador: | Romero, Júlio Alfredo Racchumi |
Palavras-chave: | Políticas públicas;Educação;Public politics;Education;Tempo integral;Full time |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ALVES, André Luiz Farias. Avaliação de um (re) caminho em busca da melhoria do ensino médio: a experiência da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Custódio da Silva Lemos, Distrito de Guanacés, em Cascavel-Ceará. Orientador: Júlio Alfredo Racchumi Romero. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas ) - Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O Ensino Médio em Tempo Integral é vivenciado no Estado do Ceará, sendo a sua implementação justificada pela necessidade de ampliação das oportunidades para formação integral dos jovens cearenses, aperfeiçoando o serviço educacional oferecido nas escolas estaduais e melhorar a qualidade educacional das escolas públicas estaduais de Ensino Médio. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral avaliar os efeitos da Educação em Tempo Integral (ETI) na escola propedêutica de Ensino Médio Custódio da Silva Lemos, a partir do contexto e da trajetória educacional e social dos estudantes. Nessa perspectiva, realizaremos uma investigação das políticas públicas educacionais do Ceará, entre os anos de 2016 a 2022, sendo que o estudo tem como referência a perspectiva de uma avaliação em profundidade como uma proposta capaz de subsidiar a compreensão ampla das construções que se permeiam nas relações que giram em torno da avaliação de uma política pública, permitindo-lhe análise compreensiva e experiencial. Demarcamos um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa a ser realizado na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Custódio da Silva Lemos, localizada no distrito de Guanacés da cidade cearense de Cascavel, sendo que essa escolha ocorreu devido a instituição ter sido uma das primeiras escolas do Estado do Ceará (2016) a vivenciar a mudança na oferta curricular, ou seja, da modalidade de ensino médio parcial, para a modalidade de ensino médio integral regular. Neste estudo de caso, percorremos o caminho metodológico da pesquisa com base no ordenamento jurídico e nos resultados escolares obtidos pelos discentes ao terminarem o Ensino Médio em Tempo Integral; além de registros de observações na escola-campo e na aplicação de grupos focais, a partir de um roteiro semiestruturado, contemplando gestores escolares, professores e alunos. Portanto, compreendemos que as EEMTIs foram criadas para atender à meta 6 do PNE, visando a melhoria do desempenho dos estudantes em relação ao fluxo escolar, à proficiência e à equidade dos resultados. Além disso, essas instituições buscam desenvolver a formação integral dos estudantes, o que evidenciamos pela evolução dos dados educacionais da EEMTI Custódio da Silva Lemos (em especial, entre os anos de 2013 a 2019). |
Abstract: | Full-time High School is experienced in the State of Ceará, and its implementation is justified by the need to expand opportunities for comprehensive training of young people from Ceará, improving the educational service offered in state schools and improving the educational quality of state public high schools. Therefore, this work has the general objective of evaluating the effects of Full-Time Education (ETI) in the propaedeutic high school Custódio da Silva Lemos, from the context and the educational and social trajectory of the students. In this perspective, we will conduct an investigation of the educational public policies of Ceará, between the years 2016 and 2022, and the study has as reference the perspective of an in-depth evaluation as a proposal capable of subsidizing the broad understanding of the constructions that permeate in the relationships that revolve around the evaluation of a public policy, allowing it a comprehensive and experiential analysis. We demarcate an exploratory study, of qualitative and quantitative approach to be carried out in the Full-Time High School Custódio da Silva Lemos, located in the district of Guanacés in the city of Cascavel, Ceará, and this choice occurred because the institution was one of the first schools in the state of Ceará (2016) to experience the change in curricular supply, i.e., from partial high school mode to regular full high school mode. In this case study, we followed the methodological path of the research based on the legal order and on the school results obtained by the students when they finished the Full-Time High School; in addition to records of observations in the field school and the application of focus groups, from a semi-structured script, contemplating school managers, teachers, and students. Therefore, we understand that the EEMTIs were created to meet goal 6 of the PNE, aiming to improve student performance in relation to school flow, proficiency, and equity of results. In addition, these institutions seek to develop the comprehensive training of students, which we evidenced by the evolution of the educational data of EEMTI Custódio da Silva Lemos (in particular, between the years 2013 to 2019). |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74208 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_alfalves.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.