Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74142
Type: TCC
Title: Representações das identidades de gênero, raça e classe social em um livro didático de língua inglesa
Authors: Ferreira, Mylena da Silva
Advisor: Silva, Andreia Turolo da
Keywords: Livro didático;Ensino de inglês;Identidades
Issue Date: 2023
Citation: FERREIRA, Mylena da Silva. Representações das identidades de gênero, raça e classe social em um livro didático de língua inglesa. Orientador: Andreia Turolo da Silva. 2023. 35 f. TCC (Graduação em Letras/Inglês) - Curso de Graduação em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Além do seu papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, o livro didático de língua estrangeira, é capaz de influenciar a formação de valores, visões de mundo e identidades dos alunos. A partir disso, esta pesquisa de natureza qualitativa, buscou analisar como o livro de língua inglesa Way to English for Brazilian Learners - 9o ano (FRANCO, 2018) promove a representação das identidades sociais de gênero, raça e classe social nas imagens expostas no material didático. Assim, foram analisados um total de 27 recursos imagéticos, distribuídos ao longo de 14 páginas de abertura das unidades do livro didático. A análise das imagens seguiu os pressupostos teóricos elaborados por Kress e van Leeuwen (2006) na Gramática de Design Visual. Ao final, foram observados uma predominância de representações femininas em relação às masculinas e a presença de diversidade étnica/racial nos participantes das imagens. Entretanto, o material didático reproduz padrões da classe hegemônica por não representar pessoas com identidades de gênero trans ou não binárias e associa elementos ligados a grupos sociais marginalizados a indivíduos não brancos. Apesar disso, a obra demonstrou esforço em promover uma educação mais inclusiva, igualitária e que respeite a diversidade dos estudantes de escola pública do Brasil. Desse modo, o presente estudo tem o potencial de estimular professores a refletir sobre a seleção e utilização de livros didáticos de língua inglesa, buscando promover obras que valorizem a diversidade social, a inclusão e o respeito na sociedade.
Abstract: In addition to its fundamental role in the teaching-learning process, the foreign language textbook is able to influence students' values, worldviews, and identities. Therefore, this qualitative research aimed to analyze how the English language textbook Way to English for Brazilian Learners - 9th grade (FRANCO, 2018) promotes the representation of gender, race, and social class identities through the images displayed in the textbook. A total of 27 visual resources distributed across 14 opening pages of the textbook units were analyzed. The analysis of the images followed the theoretical framework developed by Kress and van Leeuwen (2006) in the Grammar of Visual Design. Results revealed a predominance of female representations compared to male representations and the presence of ethnic/racial diversity among the depicted individuals. However, it reproduces patterns of the dominant class by not representing transgender or non-binary gender identities and by associating elements linked to marginalized social groups with non-white people. Despite this, the textbook demonstrated efforts to promote a more inclusive and egalitarian education that respects the diversity of students in public schools in Brazil. Therefore, this study has the potential to encourage teachers to reflect on the selection and use of English language textbooks, aiming to promote works that value social diversity, inclusion, and respect in society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74142
Appears in Collections:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_msferreira.pdf1,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.