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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74044
Tipo: | Tese |
Título : | Professores de música em (trans)formação: um estudo sobre concepções e práticas constituindo o habitus docente |
Autor : | Ramalho, Luisiane Frota Correia Lima |
Tutor: | Albuquerque, Luiz Botelho |
Palabras clave : | Ensino de música;Currículo;Formação docente;Habitus;Histórias de vida;Musical education;Curriculum;Teacher training;Life stories |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | RAMALHO, Luisiane Frota Correia Lima. Professores de música em (trans)formação: um estudo sobre concepções e práticas constituindo o habitus docente. Orientador: Luiz Botelho Albuquerque. 2023. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa investigou as relações entre a constituição do habitus docente dos professores de música da rede municipal de Fortaleza e suas concepções e práticas pedagógicas. Destacam-se como objetivos específicos desta investigação: analisar as relações entre a formação acadêmica (curricular) e a constituição do habitus docente; verificar a repercussão das concepções e práticas pedagógico-musicais nas escolhas de repertórios musicais e de materiais didáticos; perceber e descrever as experiências formativas como constituintes do habitus docente a partir da trajetória dos professores. Com uma conjuntura qualitativa de ordem teórico-metodológica multirreferenciada, os argumentos teóricos apoiam-se na praxiologia de Pierre Bourdieu (1996, 2011, 2017), nas histórias de vida e formação de autores, como António Nóvoa (2014) e Marie Christine Josso (2002), na perspectiva curricular de Miguel Arroyo (2011); Michael Apple (2006) e Sousa Santos (1996). A pesquisa utilizou-se de instrumentos metodológicos, como a aplicação de questionário e a realização de entrevistas individuais com os agentes sociais em questão, os professores de música/arte da rede municipal de Fortaleza. Os dados fornecidos, as informações e os depoimentos compõem as experiências de socialização e de formação desses professores, contêm os relatos das trajetórias docentes e integram narrativas orais e escritas de dez professores. Foram estabelecidas quatro categorias de análise: 1) dos saberes da formação familiar, 2) da formação escolar, 3) da formação acadêmica, e 4) da formação docente dos professores. A análise dos dados centrada no aporte teórico em questão permitiu a conclusão que a constituição do habitus docente perpassa por diversos saberes, sejam familiares, curriculares, escolares e acadêmicos, como também advindo das experiências e vivências musicais diversas, incluindo as adquiridas no exercício da docência, compondo o passado incorporado. O resultado desta investigação desvela as condições do campo de atuação dos agentes envolvidos no espaço estruturado em que se situa a educação musical na rede municipal de Fortaleza. A pesquisa sobre a trajetória docente deu voz aos agentes e, com os relatos das experiências vivenciadas, são desvelados os sentidos e significados de disposições constituídas, confirmando a tese de que as concepções e práticas constituem o habitus resultante dos saberes formativos e do ambiente de atuação escolar. |
Abstract: | This research investigated the relations between the constitution of educational habitus of the music teachers in the municipal network of Fortaleza and their conceptions and pedagogical practices. We highlight as specific objectives of this investigation: to analyze the relations between academic (curricular) training and the constitution of the educational habitus; to verify the repercussion of the pedagogical-musical conceptions and practices in the choices of musical repertoires and didactic materials; to observe and describe the formative experiences as constituents of the educational habitus based on the teachers’ trajectory. With the qualitative conjuncture of a multireference theoreticalmethodological framework, the theoretical arguments are based on the praxeology by Pierre Bourdieu (1996, 2011, 2017), on the life and training stories of authors such as António Nóvoa (2014) and Marie Christine Josso (2002), and on the curricular perspective of Miguel Arroyo (2011); Michael Apple (2006) and Sousa Santos (1996). The research used methodological tools such as the application of a questionnaire and individual interviews with the social agents in question, the music/art teachers in the municipal network of Fortaleza. The data provided, the information and the statements comprise these teachers’ experiences of socialization and training with the reports about their teaching trajectories and integrate oral and written narratives from ten teachers. Four categories of analysis were established, the knowledge from family formation, school education, teachers’ academic education and their teacher training. Data analysis centered on the theoretical framework in question enabled the conclusion that the constitution of the educational habitus traverses different types of knowledge, be them acquired through family, school or academic curricula, as well as those arising from the diverse musical experiences, including those acquired in teaching practice, constituting the incorporated past. The result of this investigation reveals the conditions of the field of action of the agents involved in the structured space in which the musical education in the municipal network of Fortaleza is situated. The research on the teaching trajectory gave voice to the agents, with the reports of lived experiences, unveiling the meanings of constituted dispositions and confirming the thesis that the conceptions and practices constitute the habitus arising from the formative knowledge and the school environment. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74044 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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