Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73823
Tipo: Dissertação
Título: A cooperação internacional brasileira na educação superior: uma análise comparativa entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
Autor(es): Fernández, Daniela Tamaraz
Orientador: Oliveira, Almir Leal de
Palavras-chave: Cooperação internacional brasileira;Universidades de integração internacional;UNILA;Brazilian international cooperation;Universities of international integration;UNILAB
Data do documento: 2017
Citação: FERNÁNDEZ, Daniela Tamaraz. A cooperação internacional brasileira na educação superior: uma análise comparativa entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Orientador: Almir Leal de Oliveira. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Considerando que a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB são instituições de educação superior brasileiras, criadas durante o governo do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), que se propõem promover a integração internacional com os países da América Latina e da CPLP, especialmente africanos, objetiva-se analisar o processo de criação da UNILA e UNILAB, a partir da proposta de cooperação internacional brasileira na área da Educação Superior e a aproximação com os países do Sul Global no marco da cooperação Sul-Sul. Para tanto, procede-se a uma análise comparativa entre as duas universidades, a partir dos documentos fundacionais da UNILA e UNILAB, assim como uma análise das experiências dos atores sociais que participaram em diferentes instâncias do processo de criação e constituição de ambos projetos educativos, mediante a realização de entrevistas temáticas utilizando a História Oral como abordagem metodológica. Desse modo, observa-se que os direcionamentos da Política Externa Brasileira (PEB) e a proposta de cooperação internacional neste período priorizaram o diálogo com os países latino-americanos e africanos, que se tornaram parceiros estratégicos no contexto de ascensão brasileira como potência emergente no cenário internacional.
Abstract: Considering that the Federal University for Latin American Integration - UNILA and the University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony - UNILAB are higher educational institutions in Brazil, created during the government of the then President Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) , which seeks to promote international integration with the countries of Latin America and the CPLP (The Community of Portuguese Language Countries), especially in Africa, the objective is to analyze the process of creating UNILA and UNILAB, based on the proposal of Brazilian international cooperation in the area of Higher Education and the rapprochement with the countries of Global South within South-South Cooperation. To do so, a comparative analysis is carried out between the two universities, based on the foundational documents of UNILA and UNILAB, as well as an analysis of the experiences of social actors who participated in different stages of the creation process and establishing of both educational projects, through thematic interviews using oral history as a methodological approach. Thus, it is observed that the guidelines of the Brazilian Foreign Policy and the proposal of international cooperation in this period prioritized the dialogue with the Latin American and African countries, which became strategic partners in the context of the Brazilian rise as an emerging power in the international scene.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73823
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_dtfernandez.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.