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Tipo: TCC
Título : A moeda social como instrumento de inovação social: o caso do banco Palmas
Autor : Cruz, Barbara Braga
Tutor: Santos, Sandra Maria dos
Palabras clave : Moeda social;Inovação social;Dimensões da inovação social;Modelo de Tardif e Harrisson (2005)
Fecha de publicación : 2019
Citación : CRUZ, Barbara Braga. A moeda social como instrumento de inovação social: o caso do banco Palmas. 89 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Embora os avanços tecnológicos demonstrem o surgimento cada vez mais dinâmico de inovações, ainda são evidentes os problemas sociais resultantes de crises, ineficiência de governos e falhas de mercados (MULGAN et al., 2007; CLOUTIER, 2003). Dentro dessa perspectiva, a inovação social refere-se ao estabelecimento de novas soluções que busquem atingir as necessidades e demandas dos indivíduos que compõem determinada comunidade, no sentido de agregar qualidade de vida e inclusão socioeconômica (MAURER, 2011; BIGNETTI, 2011). Nesse sentido, Tardif e Harrisson (2005) desenvolveram um modelo que busca estudar casos de inovação social por meio de cinco dimensões de análise da inovação social: Transformações, Caráter Inovador, Inovação, Atores e Processos, definindo, portanto, cinco categorias de investigação. A presente pesquisa tem como objetivo investigar como as dimensões da inovação social, à luz do modelo Tardif e Harrisson (2005), se refletem em formas de organizações baseadas no uso de moedas sociais. A investigação é de natureza qualitativa e descritiva, sendo utilizado um estudo de caso único, através de levantamento bibliográfico, documental e de campo. As técnicas de coleta de dados adotadas em campo foram pesquisa documental, técnica de observação direta e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, foi utilizado o método da análise de conteúdo, com auxílio do software de pesquisa e análise de dados qualitativos Atlas.ti versão 7.5.18. Na perspectiva do modelo utilizado, os resultados evidenciaram que: a) o contexto de lutas sociais da comunidade causadas pela crise levaram à criação do banco de desenvolvimento comunitário e da moeda social; b) o caráter inovador foi estabelecido pelos novos arranjos institucionais e regulações sociais levando a um modelo de governança e a uma “nova” economia social; c) a inovação promovida é de escala local e voltada para o bem comum; d) há a participação de diversos atores, desde os atores sociais, assim como organizacionais, institucionais e intermediários; e) os principais processos identificados foram participação, mobilização, aprendizagem, difusão e empoderamento. Foram destacados pelos entrevistados limitações em relação aos recursos insuficientes para atender às demandas da comunidade e a rigidez institucional no aspecto da legalidade para funcionamento da instituição. Nesse contexto, tem-se que a inovação social no caso em questão foi capaz de estabelecer novas relações entre os atores através do uso da moeda social, contribuindo para o empoderamento dos indivíduos e gerando bem-estar para a comunidade.
Abstract: Although technological advances demonstrate the increasingly dynamic emergence of innovations, social problems resulting from crises, government inefficiencies, and market failures are still evident (MULGAN et al., 2007; CLOUTIER, 2003). In this perspective, social innovation refers to the establishment of new solutions that seek to meet the needs and demands of the individuals that make up a given community, in order to aggregate quality of life and socioeconomic inclusion (MAURER, 2011; BIGNETTI, 2011). In this sense, Tardif and Harrisson (2005) developed a model that seeks to study cases of social innovation through five dimensions of analysis of social innovation: Transformations, Innovative Character, Innovation, Actors and Processes, thus defining five categories of research. The present research aims to investigate how the dimensions of social innovation, according to Tardif and Harrisson (2005), are reflected in forms of organizations based on the use of social currencies. The research is qualitative and descriptive in nature, using a single case study, through a bibliographical, documentary and field survey. The techniques of data collection adopted in the field were documentary research, direct observation technique, and semi-structured interview. For data analysis, was used the content analysis method, using the Atlas.ti version 7.5.18 qualitative data analysis and research software. From the perspective of the model used, the results showed that: a) the context of community social struggles caused by the crisis led to the creation of community development bank and social currency; b) the innovative character was established by the new institutional arrangements and social regulations leading to a governance model and a "new" social economy; c) the innovation promoted is of local scale and directed towards the common good; d) there is the participation of different actors, from the social actors, as well as organizational, institutional and intermediary actors; e) The main processes identified were participation, mobilization, learning, diffusion, and empowerment. The interviewees pointed out limitations in relation to insufficient resources to meet the demands of the community and institutional rigidity in the aspect of legality for the functioning of the institution. In this context, social innovation in the case in question has been able to establish new relationships among the actors using the social currency, contributing to the empowerment of individuals and generating well-being for the community.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73524
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

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