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Tipo: TCC
Título: Concentração de mercado da telefonia móvel no Brasil e análise contrafactual para o período de 2017: O caso da OI
Autor(es): Mesquita, Alberth Moraes
Orientador: Sousa, Sérgio Aquino de
Palavras-chave: Concentração de mercado;Medidas de concentração;Poder de Mercado;Telefonia Móvel;Pré-pago;Pós-pago
Data do documento: 2018
Citação: MESQUITA, Alberth Moraes. Concentração de mercado da telefonia móvel no Brasil e análise contrafactual para o período de 2017: o caso da OI. 90 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este estudo analisou o nível de concentração no mercado de Telefonia Móvel no Brasil no ano de 2017 segmentado para os serviços pré-pago e pós-pago. Foram utilizados os dados anuais de números de acessos das maiores empresas de Telefonia Móvel estabelecidas no Brasil segundo a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL. Para testar a hipótese de existência de concentração nesse mercado, foram utilizadas três medidas de concentração usuais na literatura econômica, Market Share, Índice Hirschman-Herfindalh (HHI) e Razão de Concentração. Em seguida, foi realizada uma análise contrafactual simulando o mercado em quatro hipóteses para ambos os segmentos de serviços: Sem a presença da Oi, Sem a presença da líder de cada serviço, Sem a presença da Oi e da líder simultaneamente e sem a presença das duas maiores empresas de cada segmento simultaneamente. Os resultados dos indicadores econômicos de concentração mencionados revelaram que o mercado tem concentração elevada para ambos os serviços, pré-pago e pós-pago, portanto qualquer mudança no cenário concorrencial pode aumentar a concentração. Como resultado da análise contrafactual, fica evidente que primeiro sem a presença da Oi o mercado se torna mais concentrado em ambos os segmentos corroborando assim a hipótese principal deste trabalho no qual se baseia no pedido de recuperação judicial da Oi e sua possível falência. Nesse contexto os demais cenários apenas reforçam os pressupostos de aumento de concentração quando qualquer uma das grandes empresas ofertantes de serviços de telefonia móvel é retirada.
Abstract: This study analyzed the level of concentration in the Mobile Telephone market in Brazil in 2017 segmented for prepaid and postpaid services. We used the annual data of access numbers of the largest mobile telephone companies established in Brazil according to the National Telecommunications Agency - ANATEL. To test the hypothesis of concentration in this market, three usual concentration measures were used in the economic literature, Market Share, Hirschman-Herfindalh Index (HHI) and Concentration Reason. Then, a counterfactual analysis was performed simulating the market in four hypotheses for both service segments: Without the presence of Oi, without the presence of the leader of each service, without the presence of Oi and the leader simultaneously and without the presence of the two largest companies in each segment simultaneously. The results of the mentioned economic indicators of concentration revealed that the market has high concentration for both services, prepaid and postpaid, so any change in the competitive scenario can increase the concentration. As a result of the counterfactual analysis, it is evident that first without the presence of Oi the market becomes more concentrated in both segments thus corroborating the main hypothesis of this work in which it is based on the request for judicial recovery of Oi and its possible bankruptcy. In this context, the other scenarios only reinforce the assumptions of increased concentration when any of the large companies that offer mobile telephony services are withdrawn
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73508
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