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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73247
Type: | Tese |
Title: | Linguagem, consciência e ideologia na formação do sujeito histórico-social em Mikhail Bakhtin |
Authors: | Aguiar, Francisco Brandão |
Advisor: | Chagas, Eduardo Ferreira |
Keywords: | Educação;Formação do sujeito;Linguagem;Consciência;Ideologia;Education;Formation of the subject;Language;Conscience;Ideology |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | AGUIAR, Francisco Brandão. Linguagem, consciência e ideologia na formação do sujeito histórico-social em Mikhail Bakhtin. Orientador: Eduardo Ferreira Chagas. 2023. 108 f. Tese (Doutorado em educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895 -1975) aborda os mais variados temas relacionados a Ciências Humanas. É por meio do seu multifacetado enfoque teórico que Bakhtin perpassa pelo estudo das questões relativas ao sujeito. Entretanto, esse pensador não escreveu nenhum folheto, livro ou artigo dedicado expressamente a essa categoria. A formação do sujeito, no pensamento de Mikhail Bakhtin, é uma temática que perpassa por muitas de suas obras e tem como uma forte característica a influência do contexto histórico e do meio social. Ademais, essa temática, na maioria das vezes, é abordada em relação a outros três conceitos, a saber: a linguagem, a consciência e a ideologia. Neste sentido, esta tese tem como objetivo compreender como se dá a formação do sujeito histórico-social a partir dos conceitos de linguagem, consciência e ideologia no pensamento de Mikhail Bakhtin. Em um sentido geral, trabalho com a hipótese segundo a qual as correntes que abordaram a categoria do sujeito não o compreenderam de forma dialética, mas unilateral (subjetiva e abstratamente). Pretendo evidenciar que os conceitos de linguagem, consciência e ideologia, enquanto elementos constitutivos da formação do sujeito, não são trabalhados de maneira a considerar o aspecto histórico-social do mesmo. É imprescindível pontuar que disso emerge a importância de Bakhtin para a educação, pois, por meio de seus escritos, é possível evidenciar o comprometimento que a educação deve ter em trabalhar com uma concepção de sujeito enquanto um ser concebido a partir de seu contexto real e histórico-social. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, qualitativa e se desenvolve por meio de interlocução crítico-discursiva. Concluo que: Com base no pensamento bakhtiniano, é possível delinear o conceito de sujeito como sendo algo contextualizado sócio e historicamente. É uma categoria emergida como resultado de uma síntese dialética da realidade material circundante, sendo que essa realidade condiciona, principalmente, três aspectos que são constitutivos de sua formação: a linguagem, a consciência e a ideologia. A consciência é um atributo do sujeito, um de seus elementos constitutivos. A linguagem é personificada na sua função de signo e torna-se o meio de expressão da atividade interior do sujeito, já a ideologia é inerente ao signo linguístico, pois onde existe signo existe ideologia. Ademais, a tese demonstra Bakhtin enquanto um pensador irrecusável para a educação. Neste sentido, trazer a questão do sujeito enquanto um ser do diálogo, enquanto um ser que tem uma consciência que reflete a realidade externa e está permeada por um contexto ideológico é algo que a educação deve levar em consideração na construção de seus processos. |
Abstract: | Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895 -1975) approach the most varied themes related to Human Sciences. It is through his multifaceted theoretical approach that Bakhtin writes about issues related to the subject. However, this thinker did not write any pamphlet, book or article expressly dedicated to this category. The formation of the subject, in the thought of Mikhail Bakhtin, is a theme that runs through many of his works and has as a strong characteristic the influence of the historical context and the social environment. Furthermore, this theme is addressed more frequently in relation to three other concepts, namely: language, consciousness and ideology. In this sense, this thesis aims to understand how the formation of the historical-social subject takes place from the concepts of language, conscience and ideology in the thought of Mikhail Bakhtin. In a general sense, I work with the hypothesis according to which, the currents that approached the category of the subject did not understand it in the dialectical perspective, but rather unilaterally (subjectively and abstractly). I intend to show that the concepts of language, conscience and ideology, as constitutive elements of the formation of the subject, are not worked in a way to consider the historical-social aspect of the subject. It is essential to point out that, from this emerges the importance of Bakhtin for education, because, through his writings, it is possible to evidence the commitment that education must have in working with a conception of the subject as a being conceived from its context real and socio-historical. This research is characterized as bibliographical, qualitative and is developed through critical-discursive interlocution. I conclude that: Based on Bakhtinian thought, it is possible to delineate the concept of subject as being something socially and historically contextualized. It is a category that arises as a result of a dialectical synthesis of the reality that surrounds it, and this reality conditions, mainly, three aspects that are constitutive of its formation: language, conscience and ideology. Consciousness is an attribute of the subject, one of its constitutive elements. Language is personified in its function as a sign and becomes the means of expression of the subject's inner activity. ideology is inherent to the linguistic sign, where there is a sign there is ideology. Furthermore, the thesis demonstrates Bakhtin as an irrecusable thinker for education. In this sense, bringing up the issue of the subject as a being of dialogue, as a being who has a conscience that reflects external reality and is permeated by an ideological context, it is something that education must take into account when building its processes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73247 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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