Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73206
Tipo: TCC
Título: Lygia Fagundes Telles e o direito: análise do conto "Venha ver o pôr do sol" sob o prisma jurídico e a presença do feminicídio na narrativa
Autor(es): Lima, Rogério Queiroz
Orientador: Xavier, Beatriz Rego
Palavras-chave: Direito;Literatura;Escritoras brasileiras;Feminicídio
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Rogério Queiroz. Lygia Fagundes Telles e o direito: análise do conto "Venha ver o pôr do sol" sob o prisma jurídico e a presença do feminicídio na narrativa. 2022. 44 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente estudo utiliza como pano de fundo a relação existente entre o direito e a literatura com base no conto “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles com o intuito de aprofundar o debate sobre a temática da violência de gênero contra a mulher, tendo como referência os institutos do Direito Penal, usando a metodologia de pesquisa bibliográfica. Verifica-se inicialmente a necessidade de tratar sobre as diversas conexões entre direito e literatura, tais como o direito à literatura, o direito na literatura e o direito da literatura. Partindo então para a compreensão da importância da obra de Lygia Fagundes Telles e como a sua vida foi se entrelaçando com o direito, seja através do curso superior que fez, do seu emprego como procuradora ou nos enredos de suas tramas que ensejam análises por este prisma, como no caso de “Venha ver o pôr do sol”, obra esmiuçada ao longo dessa pesquisa, com o objetivo de analisar os aspectos jurídicos presentes no conto e os possíveis crimes cometidos contra a personagem Raquel. Concluise, então, que a literatura pode auxiliar no estudo do Direito por meio das suas variadas ramificações e histórias.
Abstract: The present study uses as background the relationship between law and literature based on the short story “Venha ver o pôr do sol”, by Lygia Fagundes Telles, in order to deepen the debate on the theme of gender violence against women, having as a reference the Institutes of Criminal Law, using the methodology of bibliographical research. Initially, there is a need to address the various connections between law and literature, such as the law to literature, the law in literature and the literature law. Starting then to understand the importance of the work of Lygia Fagundes Telles and how her life was intertwined with the law, whether through the higher education she took, her job as a prosecutor or in the plots of her plots that give rise to analyzes through this prism, as in the case of “Venha ver o pôr do sol”, a work detailed throughout this research, with the objective of debating and analyzing the legal aspects present in the story and the possible crimes committed against the character Raquel. It is concluded, then, that literature can help in the study of Law through its situations and stories.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73206
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_rqlima.pdf446,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.