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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73176
Tipo: | Dissertação |
Título : | Performances dissidentes e ciberespaço: a monstruosidade como deslocamento do eu online |
Título en inglés: | Dissident performances and cyberspace: monstruosity as a sprain of the online self |
Autor : | Barreto, Rafaela Gomes Paes |
Tutor: | Lima, Aluísio Ferreira de |
Palabras clave : | Corpo;Monstro;Performance;Ciberespaço;Psicologia Social;Body;Monster;Performance;Cyberspace;Social Psychology |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | BARRETO, Rafaela Gomes Paes. Performances dissidentes e ciberespaço: a monstruosidade como deslocamento do eu online. Orientador: Aluísio Ferreira de Lima. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | As performances artísticas dissidentes realizadas online foram o ponto de partida para investigar possíveis contribuições desta linguagem artística para a reflexão acerca da produção de subjetividade imbricada nas tecnologias digitais. O conceito de ciberespaço, por sua vez, serviu para compreender a dinâmica de funcionamento da rede de internet e de como as redes sociais operam neste meio, tecendo diálogos entre o papel das redes sociais e a produção de um sujeito com as implicações que esta relação provoca no corpo, uma categoria que, por sua vez, foi colocada em análise. Performances dissidentes foi tomado como conceito guarda-chuva, uma vez que foi utilizado para se referir às expressões artísticas singulares que propositadamente fazem deslocamentos no que diz respeito à gênero, sexualidade, raça, humanidade, deficiência, entre outros marcadores que falseiam a unidade chamada corpo. No que se refere a metodologia, a pesquisa adotou a cartografia, utilizando como ferramenta de coleta um diário de bordo de navegação online, para analisar os perfis propostos; a partir da coleta de dados contidos nos perfis, faremos então uma análise em interlocução com textos de autores como Donna Haraway, Jeffrey Jerome Cohen, Tomaz Tadeu Silva, Paul Preciado e outros que poderão ser conhecidos ao longo do texto. Interessou, nesta perspectiva, apontar semelhanças e diferenças nos atravessamentos destes fenômenos e quais os efeitos para o sujeito contemporâneo, aproximando tais performances realizadas na internet do fenômeno do monstro e do ciborgue, pensando ambos enquanto fenômenos de produção de subjetividade. Em conclusão, as performances dissidentes destacam a importância de repensar a subjetividade e a identidade, desafiando narrativas sociais dominantes presentes no ciberespaço ao propor um deslocamento do olhar e traçar novos questionamentos sobre a circulação do corpo neste campo. |
Abstract: | Dissident artistic performances carried out online were the starting point for investigating possible contributions of this artistic language to the reflection on the production of subjectivity intertwined with digital technologies. The concept of cyberspace, in turn, served to understand the dynamics of the internet network and how social network media operate in this environment, weaving dialogues between the role of social network and the production of a subject with the implications that this relationship causes in the body, a category that was placed under analysis. Dissident performances were taken as an umbrella concept as it was used to refer to singular artistic expressions that intentionally make displacements regarding gender, sexuality, race, humanity, disability, among other markers that falsify the unity called body. With regards to methodology, the research adopted cartography, using an online navigation log as a data collection tool to analyze the proposed profiles. Based on the data collected in the profiles, we will then conduct an analysis in dialogue with texts by authors such as Donna Haraway, Jeffrey Jerome Cohen, Tomaz Tadeu Silva, Paul Preciado, and others that may be known throughout the text. In this perspective, it was of interest to point out similarities and differences in the intersections of these phenomena and the effects for the contemporary subject, bringing such performances carried out on the internet closer to the phenomenon of the monster and the cyborg, thinking both as phenomena of subjectivity production. In conclusion, dissident performances highlight the importance of rethinking subjectivity and identity by challenging dominant societal narratives present in the cyberspace by proposing a shift in perspective and raising new questions about the circulation of the body in this field. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73176 |
Aparece en las colecciones: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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