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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73137
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Vasconcelos, Sandra Maia Farias | - |
dc.contributor.author | Lima, Priscila Sandra Ramos de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T15:36:09Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T15:36:09Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; LIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. A escrita como prática social e (auto) reflexão no processo de formação de professores: uma experiência com a produção de biograficzines. Desenredo - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF, Passo Fundo, v. 18, n. 1, p. 218-236, jan./abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-656X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73137 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas sociais da escrita | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de língua | pt_BR |
dc.subject | Biograficzines | pt_BR |
dc.title | A escrita como prática social e (auto) reflexão no processo de formação de professores: uma experiência com a produção de biograficzines | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho analisa a experiência de produção de biograficzines sob o viés da escrita como prática social e (auto) reflexão no processo de formação de professores de língua materna. O aporte teórico se engendra a partir de dois eixos: o dos Estudos do Letramento, pensando a linguagem como delineadora das práticas sociais, o que aponta mudanças significativas para a formação docente de professores de línguas; e o da narrativa de vida como mecanismo (auto)(trans)formador e (auto)reflexivo. A metodologia se vale dos subsídios da pesquisa-ação. A experiência foi realizada com alunas da licenciatura em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), no semestre 2018.1. Os resultados permitem a conclusão de que, por meio da (auto)reflexão propiciada pela produção de biograficzines, sujeitos em formação inicial podem vivenciar a linguagem no âmbito das práticas sociais, o que potencialmente ressignifica suas experiências de ensino e se revela como um transformador de sua futura práxis docente. | pt_BR |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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