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dc.contributor.authorVasconcelos, Sandra Maia Farias-
dc.contributor.authorLima, Priscila Sandra Ramos de-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Rogiellyson da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-27T15:36:09Z-
dc.date.available2023-06-27T15:36:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Sandra Maia Farias; LIMA, Priscila Sandra Ramos de; ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva. A escrita como prática social e (auto) reflexão no processo de formação de professores: uma experiência com a produção de biograficzines. Desenredo - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF, Passo Fundo, v. 18, n. 1, p. 218-236, jan./abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1808-656X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73137-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas sociais da escritapt_BR
dc.subjectFormação de professores de línguapt_BR
dc.subjectBiograficzinespt_BR
dc.titleA escrita como prática social e (auto) reflexão no processo de formação de professores: uma experiência com a produção de biograficzinespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa a experiência de produção de biograficzines sob o viés da escrita como prática social e (auto) reflexão no processo de formação de professores de língua materna. O aporte teórico se engendra a partir de dois eixos: o dos Estudos do Letramento, pensando a linguagem como delineadora das práticas sociais, o que aponta mudanças significativas para a formação docente de professores de línguas; e o da narrativa de vida como mecanismo (auto)(trans)formador e (auto)reflexivo. A metodologia se vale dos subsídios da pesquisa-ação. A experiência foi realizada com alunas da licenciatura em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), no semestre 2018.1. Os resultados permitem a conclusão de que, por meio da (auto)reflexão propiciada pela produção de biograficzines, sujeitos em formação inicial podem vivenciar a linguagem no âmbito das práticas sociais, o que potencialmente ressignifica suas experiências de ensino e se revela como um transformador de sua futura práxis docente.pt_BR
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