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Tipo: Dissertação
Título : Liberdade com responsabilidade na relação com o outro: contribuições da filosofia para a formação ética dos estudantes no ensino fundamental
Título en inglés: Freedom with responsibility in the relationship with the other: contributions of philosophy to the ethical formation of students in elementary school
Autor : Viana, Estêvão Marcos Queiroz
Tutor: Lopes, Fátima Maria Nobre
Palabras clave : Compromisso ético;Ensino de filosofia;Liberdade;Responsabilidade
Fecha de publicación : 2023
Citación : VIANA, Estêvão Marcos Queiroz. Liberdade com responsabilidade na relação com o outro: contribuições da filosofia para a formação ética dos estudantes no ensino fundamental. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A sociedade brasileira atual tem exigido cada vez mais o debate em torno da ética. Questões tais como honestidade e justiça são sempre latentes. As ações das pessoas são cotidianamente postas em questão, visto que lidamos cotidianamente com problemas relativos à violência, à corrupção e à ausência de humanidade para com o outro. Tais questões são especialmente preocupantes quando se trata dos estudantes da educação básica, principalmente do ensino fundamental, que, durante a vida escolar, são instados a aprender e vivenciar os valores morais e sociais de uma forma padronizada, o que muitas vezes os impede de refletir sobre a sua existência no mundo e as suas próprias ações. Nesse sentido, impõe-se a questão da liberdade com responsabilidade e do compromisso ético. Para tratarmos dessa questão, tomamos como base teórica o pensamento do filósofo Jean-Paul Sartre. Para ele, os seres humanos se relacionam de forma compromissada, sem intermédios e determinações; são seres de reciprocidade. Essa reciprocidade remete ao compromisso ético, que não pode ser intermediado. Portanto, a alteridade em Sartre é eminentemente ética. Tomando essas considerações, o objetivo geral desta pesquisa é investigar se, no ensino de filosofia no nível fundamental, o pensamento de Sartre relativo às concepções de liberdade e responsabilidade, enquanto conteúdo programático, pode proporcionar, aos jovens, elementos de reflexão em torno das suas escolhas, ao ponto de levá-los a ações autônomas e cidadãs, contribuindo para a sua formação ética. Como objetivos específicos, temos: i) contextualizar historicamente o existencialismo segundo Jean-Paul Sartre, sua repercussão, sua visão da intelectualidade e engajamento nas lutas sociais, tendo como fio condutor o conceito de liberdade em conjunto com os conceitos subjacentes, tais como a responsabilidade, a ação, a má-fé e a angústia; ii) refletir sobre o compromisso ético segundo Sartre, enquanto responsabilidade universal, e as contribuições da educação e do ensino de filosofia para o agir ético dos estudantes; iii) analisar a contribuição para a reflexão dos jovens em torno do agir livre e responsável, a partir de um grupo de formação com estudantes do último ano do ensino fundamental e, finalmente, iv) verificar a aprendizagem dos conceitos pelos estudantes envolvidos no grupo de formação. Assim, nossa questão-problema é a seguinte: é possível que a filosofia em nível fundamental contribua, especialmente ao resgatarmos no pensamento de Sartre os conceitos de liberdade e responsabilidade, elementos para uma reflexão dos jovens em torno da sua formação ética e cidadã? Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação, na perspectiva de um grupo de formação realizado por meio das seguintes etapas: 1) sensibilização, na qual buscamos chamar a atenção dos estudantes para o tema “liberdade com responsabilidade”, a partir da perspectiva do existencialismo sartreano; 2) problematização, na qual propomos o debate de problemas filosóficos a partir das situações concretas visualizadas no filme Escritores da Liberdade; 3) conceituação, feita a partir do debate gerado por uma oficina de leitura de um excerto da obra O Existencialismo é um humanismo (1946) de Sartre e, por fim, 4) uma avaliação final da aprendizagem dos conceitos. Cada fase foi proposta a partir do debate suscitado pelo tema “liberdade com responsabilidade” junto aos estudantes que se propuseram a participar do grupo de formação, matriculados no 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Pacatuba-CE, município da região metropolitana de Fortaleza. Cada fase foi finalizada com um questionário escrito, que nos serviu para a coleta de dados qualitativos. Assim, adotamos a coleta de dados de forma qualitativa e o método dialético para debater e construir sínteses sobre as questões abordadas. Como resultado da pesquisa, podemos afirmar que os conhecimentos envolvendo os conceitos de liberdade e responsabilidade, propostos por Sartre, podem tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos, de forma a fazê-los refletir acerca das suas próprias ações, tendo em vista um clima de reciprocidade e de engajamento.
Abstract: Today's Brazilian society has increasingly demanded the debate around ethics. Issues such as honesty and justice are always latent. People’s actions are daily called into question, as we daily deal with problems related to violence, corruption and the lack of humanity towards the other. Such issues are especially worrying when it comes to basic education students, mainly elementary school students, who, during their school life, are urged to learn and experience moral and social values in a standardized way, which often prevents them from reflecting about his existence in the world and his own actions. In this sense, the issue of freedom with responsibility and ethical commitment is imposed. To address this issue, we take the thinking of the philosopher Jean-Paul Sartre as a theoretical basis. For him, human beings relate to each other in a committed way, without intermediaries and determinations; they are beings of reciprocity. This reciprocity refers to the ethical commitment, which cannot be intermediated. Therefore, alterity in Sartre is eminently ethical. Taking these considerations into account, the general objective of this research is to investigate whether, in the teaching of philosophy at the fundamental level, Sartre’s thought regarding the conceptions of freedom and responsibility, as a syllabus, can provide young people with elements for reflection around their choices, to the point of leading them to autonomous and citizen actions, contributing to their ethical formation. As specific objectives, we have: i) historically contextualize existentialism according to JeanPaul Sartre, its repercussion, its vision of intellectuality and engagement in social struggles, having as a guiding principle the concept of freedom together with underlying concepts, such as responsibility , action, bad faith and anguish; ii) reflect on the ethical commitment according to Sartre, as a universal responsibility, and the contributions of education and the teaching of philosophy to the ethical behavior of students; iii) analyze the contribution to the reflection of young people around free and responsible action, based on a training group with students in the last year of elementary school and, finally, iv) verify the learning of the concepts by the students involved in the group of training. Thus, our problem-question is the following: is it possible that philosophy at a fundamental level contributes, especially when we rescue Sartre’s concepts of freedom and responsibility, elements for a reflection of young people around their ethical and citizenship formation? We used the action-research methodology, from the perspective of a training group carried out through the following steps: 1) awareness, in which we sought to draw students’ attention to the theme “freedom with responsibility”, from the perspective of Sartrean existentialism ; 2) problematization, in which we propose the debate of philosophical problems from the concrete situations visualized in the film Writers of Freedom; 3) conceptualization, based on the debate generated by a reading workshop on an excerpt from Sartre’s work Existentialism is a humanism (1946) and, finally, 4) a final evaluation of the learning of the concepts. Each phase was proposed from the debate raised by the theme “freedom with responsibility” towards the students who proposed to participate in the training group, enrolled in the 9th grade of elementary school in a public school in Pacatuba-CE, a municipality in the metropolitan region of Fortaleza. Each phase ended with a written questionnaire, which served us to collect qualitative data. Thus, we adopted qualitative data collection and the dialectical method to debate and build syntheses on the issues addressed. As a result of the research, we can say that knowledge involving the concepts of freedom and responsibility, proposed by Sartre, can make learning more meaningful for students, in order to make them reflect on their own actions, in a view of a climate of reciprocity and engagement.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73136
Aparece en las colecciones: PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

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