Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72854
Tipo: | Dissertação |
Título : | “Ciênciapp”: vídeos instrucionais sobre produção de conteúdo digital para o ensino de ciências e biologia |
Título en inglés: | "Ciênciapp": instructional videos on digital content production for teaching science and biology |
Autor : | Silva, Jorge Henrique Oliveira |
Tutor: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palabras clave : | Biologia - Estudo e ensino;Mídia social na educação;Ensino audiovisual;Formação continuada do professor |
Fecha de publicación : | 30-ene-2023 |
Citación : | SILVA, Jorge Henrique Oliveira. “Ciênciapp”: vídeos instrucionais sobre produção de conteúdo digital para o ensino de ciências e biologia. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | As tecnologias digitais oferecem oportunidades para o ensino de Biologia. O volume de informações disponíveis por meio da internet confere a possibilidade crescente de acesso ao conhecimento. As instituições de ensino e os professores precisam desempenhar o papel de guias para que os estudantes reconheçam a qualidade dos conteúdos encontrados durante a exploração das mídias digitais. A informatização atual exige constante atualização e reflexão sobre a integração adequada dos recursos digitais com a prática docente. Este trabalho visou auxiliar professores de Biologia que desejem produzir conteúdo digital. Teve como objetivo principal investigar se vídeos instrucionais podem contribuir para ampliar a utilização de recursos TDIC pelos professores de Ciências e Biologia. Para isso, foram disponibilizados vídeos instrucionais acerca de diferentes programas de criação de conteúdo por meio de um canal, nomeado Ciênciapp, em uma plataforma de vídeos: o Youtube. Todo o catálogo de vídeos esteve disponível publicamente em acesso aberto, tendo sido também exibido em três turmas de diferentes disciplinas com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. As contribuições do público-alvo atingido pela divulgação deste canal foram colhidas por meio de questionário disponível na descrição da postagem de cada vídeo. As respostas coletadas indicaram que os professores formados e estudantes em formação para a prática docente estão dispostos a utilizar os recursos digitais para a criação de atividades interativas para o ensino. Também apontaram que os vídeos carregam sugestões e esclarecem a respeito do uso dos programas adequadamente. Em contrapartida, o baixo número de visualizações dos vídeos e de participação espontânea no questionário pode ser originário de fatores como: forma de divulgação tomada pelos autores, entrega da sugestão de vídeos pela plataforma do YouTube, falta de associação com outro perfil em outra rede social com maior amplitude de público, competição dentro da própria plataforma com outros produtores de conteúdo da mesma área que tenham maior presença na rede social. Conclui-se que é preciso mais tempo e volume de produção de conteúdo, além de outras formas de divulgação dos vídeos, para ganhar abrangência e engajamento de público na plataforma. Propõe-se que os vídeos possam ser exibidos em espaços formais de formação de professores como instrumento capaz de revelar possibilidades a serem utilizadas nas práticas de ensino de biologia. |
Abstract: | Digital technologies offer opportunities for Biology teaching. The volume of information available through the internet confers the growing possibility of access to knowledge. Educational institutions and teachers need to play the role of guides so that students recognize the quality of the content found during the exploration of digital media. Current computerization requires constant updating and reflection on the proper integration of digital tools with teaching practice. This work aimed to help Biology teachers who wish to produce digital content. Its main objective was to investigate whether instructional videos can contribute to expanding the use of DICT resources by Science and Biology teachers. For this, instructional videos about different content creation programs were made available through a channel, named Ciênciapp, on a video platform: Youtube. The entire catalog of videos was publicly available in open access, having also been shown in three classes of different disciplines with undergraduate students in Biological Sciences at the Federal University of Ceará. The contributions of the target audience reached by the disclosure of this channel were collected through a questionnaire available in the description of each video post. The responses collected indicated that trained teachers and students in training for teaching practice are willing to use digital tools to create interactive activities for teaching. They also pointed out that the videos carry suggestions and clarify the use of programs properly. On the other hand, the low number of views of the videos and spontaneous participation in the questionnaire may originate from factors such as: form of disclosure taken by the authors, delivery of video suggestions by the YouTube platform, lack of association with another profile on another social network with a wider audience, competition within the platform itself with other content producers in the same area who have a greater presence on the social network. It is concluded that more time and volume of content production is needed, in addition to other forms of dissemination of videos, to gain coverage and audience engagement on the platform. It is proposed that the videos can be shown in formal teacher training spaces as an instrument capable of revealing possibilities to be used in Biology teaching practices. |
Descripción : | Acompanha produto educacional: “Ciênciapp”: vídeos instrucionais sobre produção de conteúdo digital para o ensino de ciências e biologia |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72854 |
Aparece en las colecciones: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_jhosilva.pdf | Dissertação | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2023_pe_jhosilva.pdf | Produto Educacional | 784,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.