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Tipo: TCC
Título : Pedagogia da maternagem: narrativas das mães do Curso de Pedagogia da UFC no período da gestação e puerpério
Autor : Morais, Antonia Edimila Duarte de
Tutor: Vasconcelos, José Gerardo
Palabras clave : Maternagem;Desafios;Estratégias;Mães universitárias
Fecha de publicación : 2023
Citación : MORAIS, Antonia Edimila Duarte de. Pedagogia da maternagem: narrativas das mães do Curso de Pedagogia da UFC no período da gestação e puerpério. Orientador: José Gerardo Vasconcelos. 2023. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os principais desafios e estratégias utilizadas pelas discentes para conciliar a vida acadêmica com o ato de maternar. Os objetivos específicos da pesquisa proposta foram compreender as dificuldades encontradas pelas acadêmicas no período gestacional e puerperal; analisar o âmbito histórico-social em que estão inseridas e as estratégias utilizadas; e refletir sobre possíveis soluções para tal questão. Para embasar este trabalho, o referencial teórico escolhido traz reflexões sobre a divisão social do trabalho pautada em questões de gênero, e a importância do feminismo para a desestigmatização da função da mulher; Trazemos também o questionamento sobre a possibilidade ou não da escolha entre carreira e maternidade, ou a tentativa de conciliação de ambas; E por fim, a normalização do sofrimento materno perante a sociedade que as idealiza como seres perfeitos, as culpabilizando quando não atingem tal projeção. A metodologia adotada para a pesquisa foi a abordagem qualitativa, a partir de questionários com nove mães acadêmicas, a fim de coletar informações acerca de sua gestação e puerpério no tocante ao período acadêmico. Além das entrevistadas, há também o relato pessoal da autora da pesquisa, buscando enriquecer ainda mais as narrativas vivenciadas. A pesquisa teve como foco, alunas da graduação em pedagogia que estão vivenciando ou que tiveram a experiência da gravidez ou do período pós-parto. Após analisados os dados, apontamos como principais resultados: dificuldades socioeconômicas; dificuldades físicas e emocionais e a insuficiência de políticas educacionais e aparatos para garantir a permanência das alunas. No tocante às estratégias e principais contribuições durante o processo de formação das mesmas, foi verificado a importância da presença de uma rede de apoio; Existência de apoio institucional e docente e busca de uma motivação para persistir. Segundo as entrevistadas, há diversas batalhas a serem enfrentadas quando se decide continuar uma graduação depois de uma gestação e/ ou puerpério. Muito se pensa em desistir, porém, com as estratégias utilizadas elas vão seguindo o percurso de sua graduação, buscando em seus filhos o real motivo para não desistir.
Abstract: The present work has the general objective of investigating the main challenges and strategies used by the students to reconcile academic life with the act of mothering. The specific objectives of the proposed research were to understand the difficulties encountered by academics in the gestational and puerperal period; analyze the historical-social scope in which they are inserted and the strategies used; and reflect on possible solutions to this issue. To base this work, the chosen theoretical framework, reflections on the social division of labor from gender issues, and the importance of feminism to destigmatize the role of women; we question the possibility or not of choosing between career and motherhood, or the attempt to reconcile both; And, finally, the normalization of maternal suffering before the society that idealizes them as perfect beings, blaming them when they do not reach such projection. The methodology adopted for the research was a qualitative approach, based on semi-structured interviews with nine academic mothers, in order to collect information about their pregnancy and puerperium with regard to the academic period. In addition to the interviewees, there is also the personal report of the author of the research, seeking to further enrich the narratives experienced. The research focused on undergraduate students in pedagogy who experience or have already experienced pregnancy or the puerperium. After analyzing the data, we point out the following main results: socioeconomic difficulties; physical and emotional difficulties and the inadequacy of policies and educational devices to guarantee the permanence of students. Regarding the strategies and main contributions during their training process, the importance of the presence of a support network was verified; Existence of institutional and pedagogical support and search for motivation to persist. According to the interviewees, there are several battles to be faced when deciding to continue graduation after pregnancy and/or puerperium. A lot is thought about giving up, however, with the strategies used, they follow the course of their graduation, looking in their children for the real reason for not giving up.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72770
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

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