Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7264
Type: Dissertação
Title: Qualidade na educação infantil: o olhar da criança sobre a pré-escola
Authors: Souza, Mônica Maria Silva de
Advisor: Cruz, Sílvia Helena Vieira
Keywords: Educação de crianças - Solonópole(CE);Educação pré-escolar - Solonópole(CE);Crianças - Solonópole(CE) - Atitudes;Gestão da qualidade total na educação - Solonópole(CE)
Issue Date: 2006
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: SOUZA, Mônica Maria Silva de. Qualidade na Educação Infantil: o olhar da criança sobre a pré-escola. 2006. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2006.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo central que norteou este estudo foi “conhecer e analisar o que crianças de cinco anos apontam como qualidade na pré-escola que freqüentam e de que forma ressignificam este ambiente a partir de uma reflexão sobre ele”. Para o alcance deste objetivo, foi feita a opção de escutar crianças atendidas em uma pré-escola que também oferta o ensino fundamental; em um Centro de Educação Infantil; e em uma pré-escola da zona rural que abriga uma única turma de crianças. O referencial teórico que subsidiou a reflexão desta pesquisa tem como base: a) o aparato legal que garante o atendimento de crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escola com condições básicas de funcionamento; b) autores que vêm apontando novos rumos para a discussão do tema qualidade na educação; c) estudos que defendem a importância de se escutar crianças e considerá-las como sujeitos de direito e como sujeitos competentes. A investigação mantém afinidades com as abordagens qualitativas de pesquisa e com os estudos de caso múltiplo. A partir da problemática central, dois eixos delimitaram o campo de análise: as percepções e desejos das crianças acerca da pré-escola; e os elementos que compõem o conceito de qualidade para as crianças. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância de uma política de formação, inicial e continuada, e uma reflexão sobre o fazer pedagógico; do compromisso com a proposta pedagógica construída coletivamente; de uma gestão participativa; do financiamento para este nível de atendimento; e da escuta atenta aos desejos das crianças.
Abstract: The main objective that guided this research was to know and analyze what children of five years of age point out as quality in the kindergarten they attend and how they give another meaning to this environment based on a reflection on it. In order to achieve this objective it was made an option to listen to children in a kindergarten where it also runs an elementary school; in an Education Center for Children; and in a kindergarten of the country side that runs a single group of children. The theoretical reference is based in the following legal material: a) documents for children from zero to 6 years of age in working nursery and kindergartens; b) theoretical authors that point out new elements for discussions about quality in education; c) researches that defend the importance in listening to children and consider them as subject competent and with rights. There are researches of multiple cases. Based on the central problem, the field of study is characterized by two axes: the perception and desires of the children on the kindergarten; and the elements that form the definition on quality to the children. The results of the research pointed out for the importance of a policy of training, initial and permanent, and a reflection on what education is doing; on the commitment with the educational proposal built in group; on the management with participation; on the budget for this level of assistance; on careful assistance to the desires of children.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7264
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006-DIS-MMSSOUZA.pdf3,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.