Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72403
Type: | TCC |
Title: | Análise da influência da educação financeira sobre as decisões econômicas dos indivíduos |
Authors: | Santos, Hélyda Cecília Ferreira dos |
Advisor: | Carvalho, Eveline Barbosa Silva |
Keywords: | Educação Financeira;Economia Comportamental;Economia;Tomada de decisão;Mercados - Desenvolvimento |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SANTOS, Hélyda Cecília Ferreira dos. Análise da influência da educação financeira sobre as decisões econômicas dos indivíduos. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Tem sido objeto de estudo a importância da Educação Financeira no mundo e como ela pode contribuir para uma melhor tomada de decisões econômicas dos indivíduos. Paralelamente a isto, há uma crescente linha de estudo dentro das Ciências Econômicas que busca evidenciar como o comportamento das pessoas influencia em suas escolhas econômicas. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é analisar como a Educação Financeira contribui para uma melhor tomada de decisão e como a Economia Comportamental pode tornar mais efetivo o ensino da Educação Financeira em diversos níveis. Tal investigação torna-se proeminente no atual cenário de desenvolvimento dos mercados financeiros e inclusão bancária em que cada vez mais indivíduos são inseridos em contextos onde são levados a tomarem decisões sobre suas finanças. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico que buscou evidenciar como alguns autores abordam os temas em questão e quais conclusões podem ser tiradas de tais abordagens. Dentre as possíveis conclusões destaca-se que a Educação Financeira influencia positivamente o comportamento financeiro dos indivíduos, mas também há outros fatores comportamentais que precisam ser considerados pelos educadores para que o ensino da Educação Financeira seja mais efetivo como, por exemplo, aversão a mudança e confiança em excesso. |
Abstract: | The importance of Financial Education in the world and how it can contribute to better economic decision-making by individuals has been the object of study. Parallel to this, there is a growing line of study within the Economic Sciences that seeks to show how people's behavior influences their economic choices. Therefore, the objective of the present work is to analyze how Financial Education contributes to better decision making and how Behavioral Economics can make the teaching of Financial Education at different levels more effective. Such investigation becomes prominent in the current scenario of development of financial markets and banking inclusion in which more and more individuals are inserted in contexts where they are led to make decisions about their finances. For this, a bibliographic survey was carried out that sought to show how some authors approach the themes in question and what conclusions can be drawn from such approaches. Among the possible conclusions, it is highlighted that Financial Education positively influences the financial behavior of individuals, but there are also other behavioral factors that need to be considered by educators so that the teaching of Financial Education is more effective, such as aversion to change and overconfidence. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72403 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_hcfsantos.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.